ATPS Competencia Profissional

Páginas: 11 (2691 palavras) Publicado: 13 de abril de 2015




LEILA MÁRCIA SILVA CRUZ RA 391132
MARLI RODRIGUES VIEIRA RA 351948
NARA DAYANI SIQUEIRA DA S. SOUSA - RA 385244

PATRICIA NATAL MOURA RA 396052
REILA MÁRCIA P. DOS SANTOS RA 374240




O ASSISTENTE SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE











Goiânia - Goiás
Março / 2015










O ASSISTENTE SOCIAL NACONTEMPORANEIDADE



Atividade Prática Supervisionada apresentada ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP – Polo 7109 como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Competências Profissionais.

Orientadora: Profª Juliana Duarte




Goiânia – Goiás
Abril / 2015
Sumário



Introdução ...............................................................................................................04
Como se deu a regulamentação da profissão ............. ........................................05
Regulamentação da Profissão: Lei 8.662 – Competências e Atribuições ......07
Atribuição que não compete ao exercício profissional do
Assistente Social................................................................................................08
Questionário ......................................................................................................10
Considerações finais ...................................................................................................12
Referências Bibliográficas ..................................................................................13






Introdução

Estetrabalho foi discorrido como tema inicial a história e fundamentos da profissão do Serviço Social em razão das necessidades da sociedade capitalista, que no decorrer dos tempos sofreu influencia no contexto político-econômico e social de cada época, Isso ocorreu sob força política do governo varguista; perpassando pela década de 50, ano que o Estado regulamenta as profissões e ofícioconsiderados liberais; relata também a regulamentação da profissionalização do Serviço Social, através da Lei 3.252/57 assim impulsionando a criação dos conselhos Federal e regional da profissão. Nos meados das décadas de 60 e início da década de 70, dar-se início ao processo de reconceituação do Serviço Social, onde constituiu o processo de renovação do Serviço Social brasileiro.
Em seguida já na segundaparte, houve-se um estudo aprofundado sobre a Lei 8.662/93 e apresentado fatos relevantes sobre a competência do exercício do Assistente Social na contemporaneidade. Na terceira parte sob a apresentação da “Resolução CFESS nº 569/2010” dispõe-se sobre a restrição de atividades associadas ao título ao exercício profissional do Assistente Social e seus aspectos mais importantes.
Por fim foi elaboradoum questionário para entrevista a um profissional de assistência social na área habitacional e levantada as considerações finais deste trabalho.
Todas as pesquisas bibliográficas foram realizadas por meio de pesquisas eletrônicas em sites institucionais.







Como se deu a regulamentação da profissão

O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão sócio-técnico do trabalho, seu surgimentose deu em razão das necessidades da sociedade capitalista. Tem sua atuação profissional no enfrentamento das expressões da questão social presentes na contradição capital/trabalho. De acordo com Souza (2012) por ser uma profissão histórica, o Serviço Social sofreu (e sofre) influências do contexto político-econômico e social de cada época, dando como exemplo disso sua própria institucionalizaçãono Brasil, a qual se dá devido ao acirramento da questão social durante o processo de industrialização tardia sob o regime político ditatorial varguista.
Diante disso o Serviço Social surge como estratégia por parte do Estado e da Burguesia, ou seja, das classes dominantes via operacionalização das políticas sociais. Em consequência da estrutura corporativista do Estado Novo com intuito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps competencias profissionais
  • ATPS Competencias Profissionais FINALOK
  • ATPS De Competencias Profissionais
  • Atps de competencias profissionais
  • 223071410 Atps Competencias Profissionais
  • Modelo Da ATPS Competencias Profissionais
  • ATPS COMPETENCIAS PROFISSIONAIS
  • ATPS PRONTA COMPETENCIA PROFISSIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!