Atps - circuitos elétricos incompleto

Páginas: 6 (1383 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2012
1 - Introdução.
Chamarei a primeira de “tensão elétrica” (voltagem) e a segunda de “corrente elétrica”.
Pai da eletrodinâmica, André Marie Ampère ficou profundamente impressionado quando o dinamarquês Hans Christian Oersted, seu aluno da Academia Francesa de Ciências, apresentou-lhe que a corrente elétrica produz um efeito magnético. Em uma semana o francês Ampère repetiu o experimento e aindaforneceu explicações matemáticas, além de descobrir que correntes elétricas em fio paralelos exercem força magnética mútua.
Em 1881, a unidade de corrente elétrica foi escolhida em sua homenagem, Ampère.

A lei de Ohm é creditada a Georg Simon Ohm e estabelece uma relação em que a tensão sobre um resistor é diretamente proporcional à corrente que passa por ele.
Para a tensão e a correnteindicada em um circuito qualquer, a lei de Ohm é:
V=R.i
Onde:
V= Tensão elétrica cuja unidade de medida é Volts (creditado a Alessandro Volta).
I= Corrente elétrica cuja unidade de medida é Ampère
R = Resistência elétrica cuja unidade de medida é Ohms.
Obs.: R≥0, ou a corrente tenderá ao infinito e a tensão tenderá a 0V, causando assim o conhecido “curto circuito”.
O símbolo utilizado pararepresentar o ohm é “Ω”, letra grega ômega.

2 – Resistores
Resistor é um dispositivo elétrico muito usado em eletrônica. Ora tem a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ora tem a função de limitar a corrente elétrica. Todo condutor elétrico tem propriedades de um resistor. Átomos, de um material qualquer, fazem os elétrons da corrente elétrica se“chocarem”, obstruindo totalmente (caso de um isolante elétrico como a borracha) ou parcialmente a passagem da corrente elétrica. Quanto maior o número de colisões, maior a resistência do condutor.
O valor da resistência do componente é muito importante, porém não é a única coisa que se deve considerar para escolhê-lo num circuito. Sua “tolerância” ou “precisão” são de extrema importância quando deseja-seobter um circuito extremamente preciso.
A precisão de um resistor varia de acordo com a qualidade e pureza do material utilizado. Um resistor de valor ôhmico de 1000Ω, ou 1KΩ com precisão de ±1%, deve-se prever que ele pode ter seus valor variados de 990Ω a 1010Ω.

Os valores de potência comuns de resistores encontrados no mercado são:
1/8W, 1/4W, 1/2W, 1W, 2W e outros valores menosutilizados na eletrônica.
Visto que potência é dada por:
p(t) = v(t).i(t) = Ri²(t) = v²(t)/R

3 – Resistores Fixos
São os que em temperatura ambiente, respeitado seus valores de potência e características não é possível mudar seus valores de resistência.
São eles:

(ENCONTREI ESSES AQUI, MAS QUEM FICAR COM A PARTE DE RESISTORES PODE ESPECIFICAR MELHOR, QUALIFICAR E FINALIZAR A PESQUISA SOBREA COMPOSIÇÃO DE CADA QUAL)
* Resistor de fio: e usado em aplicações que requerem alta dissipação de potencia, e feito de um fio metálico usualmente uma liga de níquel-cromo, e enrolado sobre um núcleo de cerâmica.
* Resistor de filme metálico: valores de resistência elevados são mais facilmente obtidos, são feitos de deposição a vácuo de uma fina camada metálica sobre um substrato debaixa expansão térmica.
* Resistores de carbono: Têm baixo custo, mas tem a desvantagem de uma variação relativamente alta da resistência com a temperatura, e feito com uma película fina de carbono (filme) é depositada sobre um pequeno tubo de cerâmica.
* Rede de resistor em linha (SIL): É feito com vários resistores de mesmo valor, tudo em um invólucro. Um lado de cada resistor esta conectadocom um lado de todos os outros resistores internamente

4 – Resistores Variáveis
Estes são os que seu valor ôhmico pode ser ajustado por movimento mecânico, variação de tensão elétrica, luminosidade, temperatura, etc.:

(ESSES FORAM OS QUE EU ENCONTREI, PORÉM SÓ A NÍVEL DE PESQUISA POIS FOI UMA CÓPIA DE OUTRO DOCUMENTO FEITO POR OUTRA PESSOA. É UMA BASE BOA PARA PESQUISAR. NOVAMENTE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS CIRCUITOS ELÉTRICOS FINAL
  • ATPS CIRCUITOS ELETRICOS 1
  • Atps
  • Atps circuitos eletricos 2
  • ATPS CIRCUITOS ELETRICOS
  • Atps circuitos eletricos
  • Atps circuitos eletricos 2
  • Atps circuitos eletricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!