ATPS Cargos e Salarios

Páginas: 19 (4712 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO SANTO ANDRÉ – UNIA FSA – CAMPUS II

curso superior de tecnologia em gestão de recursos humanos
atividade prática supervisionadas
disciplina – Administração de Cargos, Salários e Benefícios Trabalhistas
4º semestre
Renata Marcelo de O. Lourenço – RA 7118508745
Thaís Cajano Campos- RA 6942017747
Santo André/SP
Novembro/2014
INTRODUÇÃO
Procuramosabordar de maneira objetiva, alguns estudiosos e suas teorias, a fim de descrever suas conclusões sobre as razões pelas quais as pessoas se comportam de certo modo em relação a motivação profissional.
Definição de salário: é o conjunto de vantagens habitualmente atribuídas aos empregados, em contrapartida de serviços ao empregador, em quantia suficiente para satisfazer as necessidades próprias eda família.
Definição de motivação: é o ato de motivar; exposição de motivos ou causas; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam certo tipo de conduta.
A motivação, quando bem dirigida, satisfaz as necessidades do organismo e é super importante na análise do comportamento. Ela traz benefícios à auto-realizasão, capacita ocrescimento individual, proporciona equilíbrio tanto na vida particular como na profissional (Appley, 1975, p.799).
O salário contribui indiretamente na motivação dos funcionários, por que ele satisfaz as necessidades básicas independentemente da empresa, o salário contribui para aceitação social do indivíduo, o salário é de forma objetiva uma demonstração do valor do trabalho. Com base nasteorias de Maslow, Herzberg e McClelland procuraram desenvolver um trabalho voltado as necessidades de motivar pessoas em seus ambientes profissionais.
O QUE É SALÁRIO
O salário foi colocado como o principal fato de motivação de um funcionário, mas será que pode ser considerado como única motivação? Creio que Não, e vou diz o por que. Existem vários fatores importantes, porem o que vem em primeirograu de importância “o salário”. Claro que o salário não deve ser considerado como o único fator motivacional, pois não é esse o seu papel e sim de constituir a remuneração do serviço prestado. Quando a empresa tem um plano de trabalho bom, faz com que os funcionários tenham outros tipos de motivação e desvincular o salário como atrativo na vaga.
Qual a definição de Motivação segundo o dicionário?Motivação é o ato de motivar; exposição de motivos ou causas; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam um certo tipo de conduta. A motivação está intimamente ligada aos motivos que segundo o dicionário é fato que leva uma pessoa a algum estado ou atividade.
MASLOW Teoria da Hierarquia das Necessidades:
A teoria emquestão estuda a motivação através das necessidades dos seres humanos. Maslow, o autor da teoria, considera “necessidade”, a manifestação natural de sensibilidade interna, que desperta uma tendência a realizar um ato ou a procurar uma determinada categoria de objetos. 
Maslow organizou as necessidades humanas em cinco categorias hierárquicas, conforme sua predominância e probabilidade: 
NecessidadesFisiológicas: necessidades de sobrevivência - alimento, água, oxigênio, sono, sexo – e também são instintivas, uma vez que nascem com o homem; 
Necessidades de Segurança: busca de proteção contra ameaças e privações. Mantém as pessoas em estado de dependência seja com a empresa, seja com outras pessoas; 
Necessidades Sociais: relacionadas ao convívio social – amizade, afeto, amor;
Necessidade deEstima: desenvolvimento de sentimentos de autoconfiança e de ser útil e necessário para os outros. Sua frustração produz sentimentos de inferioridade e impotência; 
Necessidade de Auto-Realização: tendência de explorar suas potencialidades.

HERZBERGTeoria dos Dois Fatores:
Para Herzberg, a motivação depende do trabalho em si e não dos incentivos que os empresários possam dar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALARIOS
  • atps cargos e salarios
  • Atps cargos e salarios
  • Atps administração cargos e salarios
  • Atps administraçao de cargos e salarios
  • Atps cargos e salários
  • atps-cargos e salarios
  • Atps cargos e salarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!