ATPS CALCULO 2 PROFESSOR JAIRO

3234 palavras 13 páginas
Etapa-1
Passo-1
Introdução
Este trabalho tem como objetivo explicar o conceito de velocidade instantânea a parti do limite ∆t → 0, onde a velocidade instantânea é quando buscamos saber a velocidade de um determinado objeto em um instante no tempo, fazendo-o tender a 0.
Com tudo que aprendemos Comparar a fórmula aplicada na física com a fórmula usada em cálculo e explicar o significado da função v (velocidade instantânea), a partir da função s (espaço), utilizando o conceito da derivada em que aprendemos cálculo, mostrando que a função velocidade é a derivada da função espaço. Na formula aplicada na Física e Cálculo, a velocidade em qualquer instante de tempo é obtida através da velocidade média, reduzindo-a até tender a 0.
Onde V varia conforme diminui o valor de S, desta forma se o valor de S diminui consequemente o valor de T também. Então podemos afirmar que a velocidade é derivada da função espaço.

Fórmula aplicada em Física:
∆x : variação de espaço.
∆t : variação de tempo.
Fórmula aplicada em Cálculo: Velocidade Instantânea h : é o intervalo de tempo. t: é o tempo. s: espaço

Exemplo:
Sabemos que uma moto está percorrendo uma estrada a uma velocidade média de 10 km/h, isso significa que ele percorre uma distância de 10 km em 1 hora, mas durante esta 1hora ele irá acelerar, frear e consecutivamente. Então, se quisermos saber a velocidade deste moto, em cada instante desta 1 hora, precisaremos utilizar a velocidade instantânea a partir do limite.

Velocidade instantânea: ao trafegar em uma estrada você pode observar no velocímetro da moto que a velocidade indicada varia no decorrer do tempo. Esta velocidade que você lê no velocímetro em um determinado instante é denominada velocidade instantânea. Para determinar esta velocidade tem-se que calcular o limite de (S/t), para t tendendo a zero, ao qual observamos que o conceito de velocidade média está associado a dois instantes de tempo.
Por exemplo, t1 e t2. E escrevemos v (t1, t2) para o módulo dessa

Relacionados