ATPS AUDITORIA pri

6344 palavras 26 páginas
ATPS – AUDITORIA

Curso: Ciências Contábeis
Professora Especialista: Carmem Martins Régis
Tutor Presencial: Gisele Salesse

Alunos:

Pólo Presencial Valparaiso - SP
Valparaíso - 2014

INTODUÇÃO

A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.
A auditoria têm por objetivo averiguar os registros contábeis e a demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio. Para que possa ter uma segurança razoável (segurança razoável na auditoria é uma segurança grande) que naquelas demonstrações não existam distorções materiais.
Além de ser uma técnica contábil, a auditoria também pode ser entendida como um ramo da Contabilidade.
O objeto da auditoria se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos não registrados documentalmente também é objeto da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado.

ETAPA 1
Passo 1 - Ler atentamente o Capítulo 1: “Aspectos Conceituais” do Livro-Texto da disciplina
(identificado ao final da ATPS).

Sugestão
Pode-se dividir entre os componentes do grupo a responsabilidade de leitura e de elaboração de resumos parciais, gerando debate após a leitura, para que todos possam compreender o que está sendo solicitado.

A auditoria consiste em um exame cuidadoso, sistemático e independente, cujo objetivo seja averiguar se as atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente.

A auditoria compreende o exame de documentos, livros, registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações,

Relacionados

  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas