ATPS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONDUTA E CIDADANIA EM SALA DE AULA

1971 palavras 8 páginas
Sumário

INTRODUÇÃO
Existe uma grande discussão sobre o papel da escola diante das transformações pelo as quais o mundo vem passando e é exatamente isso que vamos abordar nesta ATPS.
Analisamos que os sistemas escolares apresentam sérios problemas, pois, ao mesmo tempo em que são aguardadas tantas expectativas em relação à educação, as políticas que a ela se aplicam encontram-se mais preocupadas com interesses reduzidos para a educação. Ao mesmo tempo em que a educação é responsabilizada por uma série de problemas de ordem social, moral e econômica, ela é também considerada como elemento fundamental para a reestruturação econômica, para a solução de problemas sociais e culturais de pura emergência. Por outro lado, não se pode fechar os olhos a função da educação como fator de desenvolvimento econômico e social de um país. Assim, ela deve estar atenta às mudanças no contexto e às exigências da sociedade do conhecimento, colocando-se lado a lado com o progresso, acompanhando os avanços científicos e tecnológicos, formando pessoas dinâmicas, criativas, sensíveis, capazes de trabalhar em equipe, e que estejam devidamente habilitadas para enfrentar um mundo que vive um processo de mudanças. Eis ai o atual e grande desafio da educação brasileira!

ETAPA 1
A EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA E DEMOCRATICA NO CONTEXTO ATUAL
PASSO 1 - ESCOLHER UMA DAS SITUAÇÕES A SEGUIR, E DISCUTIR SOBRE UMA PROPOSTA QUE ENVOLVA UM ESTUDO DE CASO:
OS PROFESSORES NÃO PODEM TER DIFERENTES CONDUTAS PARA CONTROLAR A DISCIPLINA, PARA TOMAR DECISÕES DE ORDEM MORAL OU PARA DESENVOLVER PRATICAS DE CIDADANIA.
1.1. PASSO 2 – APRESENTAR A SITUAÇÃO, CONTEXTUALIZANDO A REALIDADE ESCOLAR E O SEGUIMENTO DE ENSINO, ENTRE OUTROS DETALHES:
Uma aluna em seu primeiro ano de ensino sofreu bullying de uma colega de sua classe, pois a sua colega a ofendeu chamando-a de gorda e a aluna ofendida revidou chamando a mesma de negra, ambas foram chamada para conversar e o

Relacionados