ATPS - Análise Estruturada de Sistemas - 2º Semestre - Facnet

748 palavras 3 páginas
Etapas 1 a 5

Pesquisa | Sistema Selecionado: Rede Social

Antes de tudo, paramos para pensar, como iremos fazer um sistema? Como, quando e onde. Mas na verdade precisamos nos preocupar com, “o que” iremos fazer. O porquê disso: muitas vezes desenvolvemos sistemas sem nem ao menos saber para o que será o que será ou qual seria sua finalidade. Por exemplo, um sistema de rede social, você tem ali vários requisitos que são úteis e inúteis. Requisitos que devem ser feitos, mas que também o usuário não esteja interessado em saber. O papel fundamental de um sistema é o auxílio ao usuário e não sua substituição, uma vez que os sistemas não trabalham sozinhos e também precisam de auxílio do usuário. Voltando ao exemplo da rede social, o principal objetivo é interagir com outras pessoas, como o próprio nome diz se socializar tanto no mundo virtual como no mundo real.
Este sistema tem o objetivo de integrar várias pessoas, fazer com que as mesmas interajam entre si e com o sistema, sem falar na praticidade e na comodidade que este sistema disponibiliza ao usuário. Os requisitos funcionais estão dentro de todo o sistema, desde já que os requisitos funcionais não são nada mais nada menos do que o cérebro, que comanda “O que deve ser feito”, pois, descrevem o comportamento do sistema, que realiza todas as funções que devem ser executadas para que o usuário tenha vontade de fazer uso deste sistema.
Os requisitos não funcionais são aqueles que mostram “Como deve ser feito”. Em uma rede social são praticamente poucos sendo que nela cerca de 90% é funcional, abaixo uma lista de requisitos funcionais e não funcionais.

ATPS | Sistema Selecionado: Sistema de Compras

 Justificativa da viabilidade do desenvolvimento deste sistema:

o Segurança das informações recebidas e enviadas; o Eficiência nos envios e recebimentos; o Velocidade das informações transmitidas; o Controle total dos dados e pedidos; o Histórico dos pedidos.

 Requisitos funcionais: o Setor de

Relacionados

  • tps de processos gerenciais
    12975 palavras | 52 páginas