Atps anatonmia i

9113 palavras 37 páginas
1. INTRODUÇÃO

O complexo corpo humano está constituído de trilhões de células especializadas que demonstram uma divisão de trabalho. Células de um organismo multicelular dependem uma da outra para os mesmos fundamentos de sua existência. A maioria das células do corpo está firmemente implantada em tecidos e são incapazes de obter alimento e oxigênio em seus próprios locais, ou até mesmo livrar-se dos seus próprios resíduos. Portanto, torna-se necessário um sistema altamente especializado e eficiente de transporte de materiais no interior do corpo.
O sangue contido no interior dos vasos atua nesta função de transporte. Um número estimado de 96.540 km de vasos ao longo do corpo de um adulto assegura que continuamente chegue o alimento a cada uma dos trilhões de células vivas. Contudo, o sangue também pode transportar doenças causadas por vírus, bactérias, e as suas toxinas.
Coração é um órgão vital do corpo humano responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, com isso o sangue é dependente da atividade realizada pelo coração.
O coração, juntamente com o sangue, faz parte do sistema circulatório, que também, é chamado de sistema cardiovascular.
O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigênio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário.
Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente, ou seja, a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.
Diante disso, será apresentado o coração, o sangue e o sistema respiratório, com suas devidas funções e características.

2. CORAÇÃO

O coração é um órgão muscular oco, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora, se incluindo no sistema cardiovascular. A estrutura do coração permite que ele sirva como um sistema de bomba transportadora que mantém o sangue circulando continuamente através

Relacionados