ATPS Analise estruturada de sistemas I

Páginas: 24 (5967 palavras) Publicado: 19 de abril de 2014



UNIVERSIDADE ANHANGUERA


CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS










Análise Estruturada de Sistemas




Belo Horizonte 2013


Relatório – 1 Estudo de Viabilidade do Sistema de Vendas.
A Análise Estruturada diz respeito fundamentalmente a um novo tipo de Especificação Funcional, a Especificação Estruturada. Representao estudo detalhado de uma área de trabalho (processo), que antecede uma ação que, quase sempre, implica no desenvolvimento de um conjunto de programas integrados (sistema) destinado à execução controle e acompanhamento do processo. Analise é o estudo de um problema que antecede à tomada de uma ação. No domínio específico do desenvolvimento de sistemas computacionais, análise refere-se ao estudo dealguma área de trabalho ou de uma aplicação, levando quase sempre a especificação de um novo sistema. O produto mais importante da análise de sistemas (da fase de análise do ciclo de vida do sistema) é o documento de especificação. Diferentes empresas adotam vários termos para este documento:
Especificação funcional
Especificação Formal
Especificação de Projeto
Memorando de Analise RacionalRelatório de Necessidades.
Foi introduzido um novo Termo o Documento Alvo. O Documento Alvo estabelece os objetivos para o restante do projeto. Ele diz o que o projeto tem de satisfazer em termos de compromissos para que seja considerado um sucesso. O Documento Alvo é o principal produto da análise. A Conclusão da fase de Analise envolve o seguinte:
1- Selecionar um alvo ótimo.
2- Produzirdocumentação detalhada desse alvo de tal forma que a implementação subsequente possa ser avaliada para ver se o alvo foi ou não atingido.
3- Produzir prognósticos precisos dos importantes parâmetros associados de desempenho.
4- Obter acordo em cada um dos itens acima, de cada uma das áreas afetadas.
Ao efetuar este trabalho, o analista empreende um conjunto de tarefas incrivelmente amplas ediversificadas. No mínimo, os analistas são responsáveis por: contato com os usuários, especificação, estudo de custo-benefício, analise de viabilidade e estimativas. Todos nós chegamos à análise pelo caminho das disciplinas de implementação, projeto, programação e depuração.



Principais ferramentas que apoiam os profissionais de Analise e Especificação de Sistemas na organização dos requisitos.Maiores problemas em análise:
Problemas de comunicação. Dificuldade natural de se descrever procedimentos. Métodos inadequados. Falta de uma linguagem comum entre analista e usuário. Falta de um modelo prévio que possa ser utilizado para o sistema
Natureza variável do sistema
Quando congelamos um Documento Alvo (Documento inicial do projeto), tentamos evitar ou ignorar as mudanças. Porem, oDocumento Alvo é somente uma aproximação do verdadeiro objetivo do projeto. A conclusão disso tudo é que devemos modificar nossos métodos, devemos construir Documentos Alvos (inicio do projeto) tendo alta capacidade de manutenção.
Falta de Ferramentas adequadas
Os analistas trabalham com aquilo que aprenderam (sabedoria), papel e lápis. No momento, a maioria dos analistas não possuemferramentas de trabalho. Devemos nesse ponto considerar a nossa habilidade em avaliar os produtos de cada fase do projeto. Nossa incapacidade em avaliar é um sinal da falta de ferramentas para a fase de análise.
Problemas do Documento Alvo
É obvio que quanto maior o sistema, mais complexa é a análise. Uma forma inteligente é segmentar, particionar. Isto é exatamente o que os projetistas fazem com umsistema que é grande demais para ser desenvolvido convenientemente – dividem o sistema em componentes (módulos).O Documento Alvo (tradicional) está sujeito a problemas mais profundos:
É excessivamente redundante.
É excessivamente prolixo (longo, difuso ou enfadonho).
É excessivamente físico (provoca tédio ao ser lido, é insuportável para ser escrito).
Problemas na distribuição de trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps analise estruturada de sistemas
  • ATPS Analise Estruturada de Sistemas
  • Atps
  • Atps- analise estruturadas de sistemas
  • Atps Analise estruturada De sistemas
  • ATPS Analise Estruturada de Sistemas
  • Atps analise estruturada de sistema
  • Atps de analise estruturada de sistemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!