ATPS Análise de mercado e concorrência

Páginas: 27 (6577 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2014
1. Introdução

O presente estudo tem por objetivo o entendimento dos conceitos e métodos de custos e formação de preços.
Vamos ver os conceitos de gasto e despesas, suas diferenças e aplicações na tomada de decisão, para uma formação correta de preço
No mundo empresarial moderno não temos mais espação para achismos, o mercado empurra nossos preços sempre para o menor valor possível e se aorganização atual não definir bem seu preço e valor esta fada a dar errado.
Explicamos também as formas de calcular o preço de venda no processo de Mark-up 1 e Mark-up 2.





















2. Objetivos de uma Gestão de Custos

O conhecimento e o domínio das técnicas de apuração de custos são fundamentais para um gerenciamento eficiente e eficaz, visando a eficiênciade uma empresa.
Todas as empresas devem conhecer administrar e controlar com muita propriedade os custos e despesas gerados para a produção e comercialização de seus produtos ou serviços.
O efetivo controle das atividades produtivas é condição indispensável para que qualquer empresa possa competir em igualdade de condições com seus concorrentes, hoje em dia. Sem este controle, ou seja, sem acapacidade de avaliar o desempenho de suas atividades e de intervir rapidamente para a correção e melhoria dos processos, a empresa estará em desvantagem frente a competição mais eficiente. Tratando-se do controle de desempenho, cada vez mais as informações de custos assumem importância, exigindo que as estratégias estejam vinculadas às diferentes perspectivas de custos. Ou melhor, de acordo com oposicionamento estratégico, os custos assumem papéis distintivos, permitindo diferentes formas de atuação das administrações ( maior ou menor ênfase ao seu controle). A gestão de custos, independentemente das técnicas a serem utilizadas, pode se transformar em fator diferenciador em relação a concorrentes, pares ou mesmo entre unidades de uma mesma organização.
Skousen, Langenderfer e Albrecht(1986) indicam que a gestão de custos busca auxiliar a organização a utilizarem seus recursos da melhor maneira e também como atingirem seus objetivos. Para Pizzolato (2000), ela é exigência da administração moderna, uma vez que seu maior objetivo é a identificação e a divulgação de informações detalhadas sobre custos, para serem utilizadas para controlar as atividades da empresa, planejar suasoperações e dar base aos diversos processos gerenciais.
De acordo com a visão de a sua importância deriva de uma constatação simples, a de que a massa de dados coligidos para a determinação de custos oferece uma base ampla e ao mesmo tempo sólida para justificar, basear ou estimular um largo espectro de decisões gerenciais.





3. Definições de Gastos, Custos e Despesas.

Para um leigo,despesas, gastos e custos significam, na maioria das vezes, a mesma coisa: um dispêndio. Quando o estudante de Ciências Contábeis ou outra área semelhante aprende que há diferenças entre esses três termos, um dos maiores problemas, em geral, é fazer a distinção entre os mesmos.
De fato, gasto é todo dispêndio financeiro, todo sacrifício que uma entidade arca para a aquisição de um bem ou serviço. Oconceito de gasto é bastante amplo. Entre alguns exemplos de gastos, podemos citar a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, etc. Um gasto pode se transformar num investimento que, sucessivamente, se torna um custo e uma despesa.
GASTOS: São ocorrências nas quais a empresa despende recursos ou contrai uma obrigação (dívida) perante terceiros (fornecedores, bancos etc.)para obter algum bem ou serviço que necessite para suas operações cotidianas.
É um conceito abrangente e pode englobar outros termos comuns na área de custos.
EXEMPLOS: Pode ser algum investimento (a compra de máquinas e equipamentos) ou alguma forma de consumo de recursos (custos fabris ou despesas administrativas).
DESPESAS: São os valores despendidos voluntariamente com bens ou serviços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANALISE DE MERCADO E CONCORRENCIA
  • Analise de Mercado e Concorrencia
  • Análise do mercado e da concorrência da Cofina Media
  • Concorrência de mercado
  • concorrencia de mercado
  • concorrencia de mercado
  • Concorrência de mercado
  • Análise da concorrencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!