ATPS Amanda 4 Etapa

Páginas: 17 (4042 palavras) Publicado: 28 de maio de 2015
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
CURSO DE PEDAGOGIA



DAIANE APARECIDA DIAS SIQUEIRA RA: 8044765462
FRANCIELEN SILVA COSTA RA: 7092565520
NEIANDRA BISPO DA SILVA RA: 7486703500




O TRABALHO COM CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.











TAUBATÉ
2014
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
CURSO DE PEDAGOGIA



DAIANE APARECIDA DIAS SIQUEIRA RA: 8044765462FRANCIELEN SILVA COSTA RA: 7092565520
NEIANDRA BISPO DA SILVA RA: 7486703500


O TRABALHO COM CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.


Atividades Realizadas em Sala apresentadas a Profª Esp. Amanda Zarzur na disciplina de Educação Infantil, fundamentos e métodos referentes a 4ª etapa do Projeto.









TAUBATÉ
2014
Parâmetros Curriculares Nacionais- Estratégias para a educação dealunos com necessidades educacionais especiais.

Ao professor que, hoje têm um papel fundamental na construção e formação de cidadãos sociais, adquirindo habilidades para refletir sobre as prática de ensino em sala de aula e para trabalhar em colaboração com seus pares a fim de contribuir na construção de abordagens educacionais dinâmicas e inclusivas, a partir das quais os estudantes comnecessidades educacionais especiais têm acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem e de participação na vida escolar e na comunidade, criando formas de flexibilizar o currículo para que possa incluir esses alunos aos mesmos parâmetros dos demais alunos, ou até mesmo adaptando algumas etapas para que o mesmo venha estar incluso.
Antigamente, crianças com necessidades especiais recebiam assistênciaeducacional em instituições especiais criadas apenas para aquele fim educativo, após a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Lei n° 9.394, de 26 de dezembro de 1996 que defende uma educação unificada a todos, sem distinção de cor, raça, sexo e até mesmo deficiências patológicas, creches, escolas de educação infantil e os demais níveis da educação abriram um leque de possibilidadesonde os alunos com qualquer tipo de deficiência, seja física, cognitiva, motora ou intelectual possa desfrutar dos mesmos conteúdos preparados para uma sala regular de educação vem recebendo uma nova reformulação em seus conceitos e princípios, anteriormente definida como um atendimento especializado para crianças com necessidades especiais , atualmente engloba um conceito muito mais amplo, voltadopara a formação do cidadão respeitando suas particularidades e vivências assim como ressaltando suas habilidades, visando não apenas formar um cidadão, mas sim um cidadão critico, participativo, opinante e criativo, vindo para preencher as diversas exigências da nova demanda social.
A inclusão social vem com a proposta de que, politicamente correta, não devem haver distinções entre os N tipos dealunos a receber um mesmo tipo e direito de educação, respeitando seus valores simbólicos.
Cabe, às escolas as devidas adequações para que possam receber esses alunos, seja na sua estrutura física e ambiental, seja em seu planejamento estudantil, preparando e capacitando o professor para que este venha ter uma preparação desenvolta a aceitar e efetuar novas proposta para que venha tornar-se umasala unificada.
Alguns educadores defendem que uma escola não precisa preparar-se para garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais, mas tornar-se preparada como resultado do ingresso desses alunos. Indicam, portanto, a colocação imediata de todos na escola. Entendem que o processo de inclusão é gradual, interativo e culturalmente determinado, requerendo a participação do próprio alunona construção do ambiente escolar que lhe seja favorável.
Desse modo, é importante salientar que embora os alunos apresentem necessidades distintas e que devem ser respeitadas, o objetivo primordial da Educação Inclusiva deverá ser a promoção do desenvolvimento da aprendizagem de todos os educandos envolvidos no processo educativo. No entanto, o PCN enfatiza a necessidade de possibilitar a todos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps termodinamica etapa 4
  • Etapa 4 ATPS Matematica
  • Atps etapas 3 e 4
  • Atps de administração etapa 4
  • Atps algoritimo etapa 4
  • ATPS Psicopatologia Etapa 4
  • 4° etapa atps matematica
  • atps constitucional ETAPA 4

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!