ATPS aluminio

Páginas: 10 (2343 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014
Introdução
O presente trabalha em relação ao alumínio, ira relata os processos de obtenção de alumina através da bauxita, onde que neste minério tem que haver 30% de oxido de ferro para que a extração seja viável economicamente e em seguida o processo de obtenção do alumínio conhecido como processo de Hall-Héroult.
Bem como ainda destacaremos a importância deste elemento, sendo o terceirometal mais consumido no mundo, pois devido suas propriedades físicas e químicas ele e preferencial em vários setores da indústria, alem do mais, seu preço e mais barato em relação à outras metais.


























Alumínio
o alumínio e um excelente elemento químico, pois apresente propriedades físico-químicas que o torna versátil na engenharia, arquitetura eindústria em geral têm ampla variedade de utilização seguindo o ferro/aço entre os metais de maior consumo anual.
Como o alumínio não se encontra diretamente em estado metálico na natureza ele e extraído da bauxita num processo que possuem três fazes: Mineração, Refinaria e Redução.
Mineração: O alumínio é obtido a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grandesgrupos de variedade climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de óxido de alumínio (Al2O3) aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável. As reservas brasileiras de bauxita, além da ótima qualidade do minério também estão entre as maiores do mundo.
Refinaria: Essa fase do processo além de ser insumo para a obtenção doalumínio primário, a alumina tem diversas aplicações como à fabricação de materiais refratários, tratamento de água, uso em produtos abrasivos e para polimento, como retardante de chamas, na fabricação de velas de ignição entre outros. O processo mais utilizado para obtenção de alumina é Bayer.
Primeiro há moagem e a dissolução da alumina em soda cáustica, posteriormente há filtração da alumina paraseparar o material sólido o filtrado é concentrado para a cristalização da alumina, os cristais são secados e precipitados e calcinados para eliminar água; e por fim o pó branco de alumina pura é enviado à redução, onde ocorre o processo de redução eletrolítica conhecido como Hall-Héroult.
Redução do alumínio: A obtenção do alumínio ocorre pela redução da alumina calcinada em cubaseletrolíticas, a altas temperaturas, no processo conhecido como Hall-Héroult.
A produção de alumínio começa com a matéria-prima bauxita, uma rocha que geralmente é encontrada próxima à linha do Equador e que é lavrada a poucos metros abaixo do solo.
A bauxita é transportada da mina para a usina, onde é lavada para eliminar a argila e britada, antes de ser transportada para o refino onde se obtém aalumina por meio da dissolução da bauxita em uma solução aquecida de soda cáustica e cal que por fim vai se obter pó branco.
Após se obter a alumina inicia o processo de obtenção do alumínio onde é necessário três ma
matérias-primas para se produzir o alumínio: óxido de alumínio, eletricidade e carbono.
Numa cuba, a eletricidade circula entre um polo negativo (catodo) e um polo positivo (anodo),ambos feitos de carbono. O anodo reage com o oxigênio da alumina e forma gás carbônico (CO2). Deste processo resulta o alumínio líquido, que pode, então, ser retirado da cuba.
O alumínio líquido é fundido em lingotes de extrusão, lingotes de laminagem ou ligas de fundição, dependendo do uso que se vai dar ao alumínio
No processo de extrusão, o lingote de alumínio é aquecido e forçado afluir através de um molde, chamado matriz.
Propriedades Extensivas e Intensivas

São essas características que o torna o alumínio o terceiro metal mais consumido no mundo contemporâneo.
Ponto de fusão
O alumínio possui ponto de fusão de 660ºC, o que é relativamente baixo comparado ao do aço, que é da ordem de 1570°C.
Peso específico
A leveza é uma das principais características do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS de Alumínio
  • Atps aluminio
  • Atps aluminio 2012
  • Atps de quimica aluminio
  • Atps química industria do alumínio
  • atps química alumínio
  • TRABALHO ATPS ALUMINIO
  • Atps de Quimica, Obtenção do Aluminio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!