ATPS ADM FINANCEIRA E ORCAMENTARIA

2576 palavras 11 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE MACAÉ
ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
JACQUELINE DIB LOPES – 393655
TAYTA ANTUNES CASINI – 395998
INFLAÇÃO E DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA
PATRÍCIA
WAGNER LUIZ VILLALVA
MACAÉ – 16/09/2014

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, planejamento, análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.
O principal papel do Administrador Financeiro é cuidar efetivamente do dinheiro da empresa, sua entrada e saída, e lógicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. Possui ainda as principais funções abaixo também de forma isolada e maximizada:
Analisar, planejamento e controle financeiro;
Tomada de decisões de investimentos;
Tomada de decisões de financiamentos.
Para efetuar as análises acima são utilizados alguns demonstrativos onde estarão descritos as realidades do processo: Demonstração do Resultado do Exercício Fluxo de CaixaBalanço Patrimonial. O fluxo de caixa é um dos principais demonstrativos financeiros por mostrar as entradas e saídas diárias que o setor ou o macro da empresa esta gerando.
O Planejamento da administração financeira: Os planejamentos financeiros podem ser estratégicos (a longo prazo) ou operacionais (a curto prazo), eles direcionam a formulação de planos e orçamento operacionais a curto prazo e fazem parte de um planejamento integrado que, em conjunto com os planos de produção, marketing e outros, utilizam-se de uma série de premissas e objetivos para orientar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos. Segundo Hoji, para o desenvolvimento do planejamento financeiro que consiste em

Relacionados