ATPS adm de carg sal e benf

2560 palavras 11 páginas
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos

ATPS
ADMINSTRAÇÃO DE CARGOS SALÁRIOS E BENEFÍCIOS

RIO GRANDE
2014

ATPS
Professor tutor presencial: Rogéria Soares
Professor tutor à distância: Rogéria Soares

Atividade Avaliativa: ATPS ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Rio Grande
2014
ETAPA 1

Algumas empresas trabalham com dúvidas quando aos salários pagos a seus funcionários. A polemica se instaura na dúvida se ele é um fator motivador. De acordo com a Teoria Behaviorista, há duas teorias importantes para a questão da motivação do ser humano, que são: “Hierarquia das Necessidades” de Maslow, e os “Fatores de Higiene-Motivação” de Herzberg, ambas relacionam o salário como elo de ligação forte para a satisfação das necessidades humanas (SORIO, 2013).
Mas o salário não é um fator motivador se compreendido isoladamente pois o fato de obtê-lo em troca do trabalho, não gera satisfação ao funcionário, que o caracteriza como recompensa. Nesse sentido, o salário pode compor um grupo de estratégias e mecanismos motivacionais que juntos possam garantir um profissional motivado trabalhando em prol dos objetivos da empresa.
Francisco Marcus Pereira de Oliveira (2008) colocou que o trabalho poderia ser uma antítese do lazer, pois os dois são necessidades do homem, frisando que os gestores deveriam produzir um ambiente organizacional apoiados em atividades mais prazerosas, onde se crie um relacionamento motivador (OLIVEIRA, 2008).
Para Chiavenato (2003) as empresas não devem tornar o salário a única estratégia de motivação, mas incorporá-lo em um conjunto de estratégias, que com certeza terá o resultado esperado (CHIAVENATO, 2003 apud PERILLO, 2009).

etapa 2

Na hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, as

Relacionados