atps 2bi etica COMPLETA

2464 palavras 10 páginas
Introdução

O presente trabalho, realizado como atividade prática supervisionada, tem o objetivo de intensificar e aprofundar os estudos feitos no segundo bimestre da disciplina de Ética e filosofia e trata em um primeiro momento, da Teoria Tridimensional do Direito, Uma concepção do Direito que prega o sociologismo, o moralismo jurídico e o normativismo abstrato. Em um segundo momento, sobre a ética na profissão forense, dando enfoque nos advogados.
A realização do trabalho se deu com três abordagens: Leituras e relatórios sobre as questões propostas, elaboração de texto e conclusão de um questionário.
Para a elaboração do trabalho os integrantes do grupo se valeram de pesquisas em sites que abordam o assunto, sites jurídicos e do livro texto da disciplina. Outra contribuição para a realização deste foi o debate entre os componentes do grupo, que expuseram suas opiniões e conhecimentos norteando o enfoque a ser dado no mesmo.

ATPS de Ética e Filosofia

Teoria tridimensional do direito

Elaborada por Miguel Reale, que procurou unificar as concepções unilaterais do direito, que são o Sociologismo jurídico, associado aos fatos e à eficácia do Direito; o Moralismo jurídico, associado aos valorese aos fundamentos do Direito; e o Normativismo abstrato, associado às normas e à mera vigência do Direito.
De acordo com essa teoria o direito se compõem de três aspectos o normativo, fático e axiológico. Ou seja, o primeiro trata- se do ordenamento jurídico, já o segundo fala da sociedade e da história e o terceiro é a busca pela justiça ou simplesmente pelos valores sociais procurados.
Existe uma dialética que consiste na percepção dos valores que são constantemente relacionados na sociedade de maneira irredutível. Estadialética nada mais é do que a conjunção que pressupõe uma constante comunicação entre os dois últimos aspectos, que origina o primeiro.
Advogados e juízes do Direito não podem manter sua análise somente em uma destas dimensões, devem estar

Relacionados