ATPS 2 SEMESTRE FUNDAMENTOS FILOS FICOS DA EDUCA O

3853 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – PIRITUBA
PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR TUTOR EAD: MARICIANE MORES NUNES

SÃO PAULO, OUTUBRO DE 2013.

INTRODUÇÃO
As sociedades são construídas histórica e culturalmente, portanto, as instituições da família a sociedade, são reflexos desta construção. Este contexto é freqüentemente e minuciosamente estudado e analisado por diferentes correntes entidades filosóficas e sociológicas. Este relatório apresenta contextos elementares filosóficos e suas reflexões, sobre os fundamentos que permeiam a Educação Brasileira.

ETAPA 1
A importância da Filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar.
A Filosofia é de relevante importância para a sociedade uma vez que trata de visar o desenvolvimento do pensamento humano, em grande parte do desenvolvimento do pensamento humano é com a filosofia que aprendemos a pensar e nos tornarmos seres pensantes e questionadores. É de grande importância na sala de aula uma vez que busca o questionamento e o desenvolvimento humano. Como a filosofia não apresenta resultados consensuais, se torna de difícil aceitação em sala de aula, tanto pelos alunos como pelos professores uma vez que as instituições estão preparadas apenas para ensinar os resultados substanciais das ciências da natureza ou da matemática,as instituições de ensino procuram apresentar resultados de modo que os estudantes possam compreendê-los e eventualmente saber aplicá-los no desempenho de uma profissão associada. Como essa e uma matéria de difícil aceitação e compreensão tanto por parte de alunos e professores, a solução habitual é procurar substituir a filosofia por outra coisa qualquer, pela sua historia da filosofia, pelo seu valor literário ou pela sua visão psicológica ou sociológica. O que está sendo feito de forma equivocada uma vez que na filosofia o estudante tem de

Relacionados