Atps 1º semestre de estrtura e organização da educação brasileira

352 palavras 2 páginas
Passo1 (Equipe)
O que os alunos aprendem numa série influenciará sua aprendizagem na série seguinte.

Passo 2 (Equipe)
Apresentar a situação, contextualizando a realidade escolar e o segmento, entre outros detalhes.
Estudo de caso: Um aluno vem transferido de uma escola do interior e em sua documentação consta que ele cursa o 5º ano do Ensino Fundamental, mas a atual professora nota que ele não consegue acompanhar os demais alunos, pede para que a direção da escola entre em contato com a escola de onde veio à criança para solicitar informações a respeito do aluno. Foi informada pela direção, que as antigas professoras daquele aluno tinham dificuldade de prosseguir com a grade escolar, pois enfrentavam um problema de saúde pública, já que a região em que o garoto morava enfrentava um surto de malária e por isso o garoto enfrentava essa dificuldade.

Passo 3
Apresentar possibilidades de solução envolvendo a legislação, a organização escolar e documentos de registro.

Com as informações em mãos a diretora embasada na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) deverá segundo o Capítulo II, seção I das disposições gerais no Artigo 23º diz:
“A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência...”.
No Artigo 24º no Inciso II, alínea b diz:
“A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita: por transferência, para candidatos procedentes de outra escola”.
Na alínea c diz:
“independente da escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino”.
Embasada nessa lei a direção da escola deverá aplicar uma prova para avaliar a capacidade do aluno, e inclui-lo em uma turma na qual ele consiga acompanhar as matérias

Relacionados