Atps 1gestão escolar

481 palavras 2 páginas
PEDAGOGIA

Grupo :

Alunas da 7º Série:
Márcia Danielle Santos Silva . . . . . . . . . . . . . . . . . ... . . . . . . . 4200058094
Jussara Vianna Bellis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3776755497
Lucimara da Silva Pinto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4200058850

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA

Fundamentos da Gestão em Educação
Professora: Mirian

Campinas, 31 de março de 2015

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA
O EXERCÍCIO DA AUTONOMIA PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR
O processo de autonomia é de extrema importância para qualquer nação que pretende ser democrática, com vistas à inclusão social.
E quando pensamos no exercício da autonomia no ambiente escolar imaginamos profissionais em situações participativas no decorrer do dia a dia onde aprendem nas situações de trabalho, compartilham com os colegas conhecimentos, metodologias e dificuldades, onde é possível tomar decisões sobre o projeto pedagógico curricular, sobre o currículo sobre relações sociais internas. A Escola torna-se palco de experiências democráticas, em que a participação e a autonomia devem ocorrer de forma transparente, respeitando a diversidade, o pluralismo e os valores éticos.
A descentralização já ocorre em grande maioria dos ambientes educacionais, mas a burocratização dos serviços educativos muitas vezes impede qualquer trabalho educacional autêntico. Isso também pode ser dar pelo fato de que a escola deve seguir um padrão imposto á ela, pelo estado, ou prefeitura, pelo órgão público ou privado á que está vinculada, tal imposição impede que o exercício da autonomia pelos profissionais da educação seja de fato realizado, e esses se vêem tendo que seguir um planejamento que para eles não são interessantes, o que pode prejudicar muito o desempenho de seus trabalhos dentro da escola.
É fácil dizer que á autonomia deve existir dentro de uma escola, porém isso não é algo alcançado rapidamente, é

Relacionados