Atps 1

Páginas: 13 (3095 palavras) Publicado: 17 de maio de 2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Serviço Social

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Tutora à Distância: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Tutor Presencial: Marcelo Marques da Silva

Joana Nunes Amorim: 531196291 – Serviço Social
Girlene Barbalho de Souza: 5528107929 – Serviço Social
Rosária Soares dosSantos: 6318182586 – Serviço Social
Sandra Nascimento Silvestre: 5732173409 – Serviço Social


Desenvolvimento Econômico
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa elaborar um Artigo Científico que compare o desenvolvimento econômico dos países do BRICS - Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul evidenciando a influência do bloco na economia mundial.
Tem por objetivo analisar o desempenho científico ecompara o grau de desenvolvimento econômico dos países do agrupamento Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul (BRICS) a partir da análise de produção científica. Os procedimentos para o desenvolvimento deste artigo envolvem a visualização de cenários econômicos regionais, análise de literatura sobre o assunto, sistemas de inovação e a análise de indicadores de crescimento regional (IDH). Oestudo identifica a evolução e amadurecimento dos sistemas de inovação selecionados nos BRICS a partir de indicadores científicos e verifica que as áreas agrárias são o segmento mais desenvolvido no Brasil e Índia, verifica o crescimento chinês e o declínio russo.

O Desenvolvimento Econômico é um fenômeno histórico que passa a correr nos países ou estado-nação que realizam sua revoluçãocapitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentável da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de processo técnico.
Os dois fatores fundamentais para o desenvolvimento econômico são:
A taxa de acumulação de capital em relação ao produto Nacional, e a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção.
Sendo a principala determinar a maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista, É a existência ou não e uma estratégia nacional de desenvolvimento, em que o crescimento da produtividade de um país dependente diretamente da acumulação de capital e da incorporação de progresso técnico à produção.
Investimento e progresso técnico, por sua vez dependem em geral da qualidade das instituições formais(políticas, Leis) e Informais (Praticas Sociais ou uso e Costumes) que cada sociedade adota.


DESENVOLVIMENTO

CONCEITOS SOBRE PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) POR HABITANTE, ÍNDICE DE GINI, CURVA DE LORENZ E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH).

PIB: O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo denações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.

ÍNDICE DE GINI: é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tornasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável dessegrau de desigualdade. (PLT 278 – pg 34).
O coeficiente de Gini (ou índice de Gini) é um cálculo usado para medir a desigualdade social,  desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. Apresentam dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capta) e um que corresponde a uma completa desigualdade entreas rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detêm toda a renda e os demais nada têm). 
Gini mede o coeficiente através de pontos percentuais (que é igual ao coeficiente multiplicado por 100).
O índice de Gini é calculado a partir da área formada pela Curva de Lorenz e a linha de perfeita igualdade. Dividindo essa área a pela área de plena desigualdade, formada pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS 1
  • Atps 1
  • ATPS 1
  • ATPS 1
  • Atps 1
  • ATPS 1
  • ATPS 1
  • atps 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!