Atpps de psicologia social

1914 palavras 8 páginas
Milene Cícera Vasconcelos Cordeiro RA- 327261
Rita Janaina Rodrigues RA- 330344
Analidis Pinto Vasconcelos RA- 347440
Ariane Eduarda Vasconcelos RA- 344684
Rosa de Lourdes da Costa Silveira RA-304415
Karine Maria Machado Passos RA-308244.
Disciplina: Psicologia Social
Curso: Serviço Social – 3º Semestre. Polo Acaraú – CE
Tutora presencial: Elenize Cristina dos Santos Dias
Professora a distância a distancia: Profª. Msc. Helenrose A. Da S. Pedroso Coelho

Humilhação Social e Invisibilidade Pública

Bela Cruz,19 de abril de 2012

A humilhação social, é uma modalidade de angústia disparada provocada pelo impacto traumático da desigualdade das classes; e para assim explicá-la e caracterizá-la, utilizamos à investigação marxista de Marx e a psicanálise de Freud.
Entre esses pensamentos desses dois grandes nomes, os pensadores interrogaram-se sobre o livro escrito por Freud, titulado Capital e o livro de Marx O mal estar na cultura. Duas visões de mundo, um regime de investigação. Podemos dizer que há uma concorrência entre esses dois pensadores, qual ideia escolher?
Sem o problema político, humilhação não se pode nem se devem dispensar antigas companhias, pois por incrível que pareça as ideias se complementam.
O mecanismo do homem não pode ser visto como um fato natural, mas sim como fato histórico e intersubjetivo. A humilhação social tem mecanismos econômicos e inconscientes, ou seja, Marx diz que esses mecanismos ocorrem com a mercantilização das relações sociais e Freud com a formação das pressões inconscientes.
Notamos ao longo do artigo, que no mundo de hoje se você não tem dinheiro você não é nada, por isso muitas vezes notamos a cultura de certa parte da população um pouco resumida, pois muitas vezes a classe do proletariado para sobreviver vende parte de sua cultura, como rendas, toalhas entre outros por uma quantia muito baixa isso tudo para conseguirem se manter nesse mundo capitalista.
As trações dessa

Relacionados

  • Pedagogia
    11659 palavras | 47 páginas
  • Livro
    17735 palavras | 71 páginas