ATPOA

843 palavras 4 páginas
Discente: _________________________________________________________________
Matrícula: _______________________________

1) Qual a importância do manejo pré-abate dos animais? Por que é importante evitar o estresse do animal antes e durante o abate?

Importante para a segurança dos operadores, qualidade da carne e bem-estar animal.
Com o estresse, a reserva de glicogênio dos músculos desses animais se torna parcial ou totalmente exaurida promovendo uma queda anômala do pH post-mortem, originando a carne D.F.D.

2) O que vem a ser o abate humanitário e quais as influências desse na qualidade final da carne?

Pode ser definido como um conjunto de procedimentos técnicos e científicos que garantem o bem-estar dos animais desde as operações de embarque na propriedade rural até a operação de sangria. Além de facilitar o processo de abate (na sangria especificamente), evita o estresse do animal, que prejudica na qualidade da carne.

3) O abate religioso para a obtenção dos produtos Kasher se enquadram no abate humanitário? Explique por que.

Não, pois o abate judaico envolve a contenção do animal, estiramento da cabeça através de um ganho, e uma incisão entre a cartilagem cricóide e a laringe, sem movimentos bruscos, mas tudo sem a etapa de insensibilização, sendo assim, muito criticado.

4) Qual o objetivo da estimulação elétrica no abate de bovinos? Explique o que ocorre com o glicogênio nessa etapa.

Objetivo de tornar a carne mais macia. Consiste em fazer passar uma corrente elétrica através das carcaças com a finalidade de produzir contrações musculares, e assim, consumir a energia química residual, a conversão do glicogênio em acido lático produz o estabelecimento do rigor mortis e acelera o processo de maturação da carne.

5) Qual o objetivo da insensibilização do animal antes do abate? Quais os métodos mais usados em bovinos, suínos e aves? Explique.

A insensibilização não causa sofrimento desnecessário, permitindo assim, uma sangria

Relacionados