atp psicologia educação

Páginas: 8 (1835 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
Faculdade Anhanguera de Limeira
Curso de Pedagogia




Atividades Práticas Supervisionadas
Psicologia da Educação



Bruna Thais Freire Souza – RA: 9906105156
Bruna de Souza Alves da Silva – RA: 8637275730
Celeste Tavares Magrin – RA: 8411986063
Flávia Alves de Oliveira – RA: 8600243576
Helena Alves de Oliveira – RA: 8600243557
Josiane dos Santos – RA: 1299265783
Joyce Mara dosSantos Rodrigues – 9023442782





Orientador: Prof.ª Ana Emília





Limeira – SP
Nov./2014
Atividades Práticas Supervisionadas









Trabalho desenvolvido na disciplina Psicologia da Educação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para compor a nota, sob orientação da professora Ana Emília.















Limeira
Nov./2014

DESAFIOApresentação de prática docente, aos demais professores da instituição fictícia, que tenha sido bem-sucedida, com foco na ilustração entre teoria e prática da Psicologia da Educação.

PRÁTICAS DOCENTES BEM-SUCEDIDAS – SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO

Segundo Freud, a estrutura da personalidade é composta pelo ID (princípio do prazer), o ego (princípio da realidade) e o superego (princípio da perfeiçãoembasado pelos valores morais).
O docente psicanaliticamente orientado deve observar as atitudes conscientes de seus alunos, como também as suas, procurando desvelar os desejos escondidos por trás delas.
Seu olhar volta-se constantemente para os motivos desconhecidos que o levam a estar ali, as possíveis razões que o motivam a relacionar-se com seus alunos desta ou daquela maneira.
Ele é umprofissional que tende a valorizar menos a manutenção do bom comportamento de seus educandos e mais a livre expressão das crianças e dos jovens que estão sob os seus cuidados.
Fases do Desenvolvimento da Sexualidade. Por Freud, chamados de impulso ou pulsões parciais, que desempenham importante papel na educação.
Fase Oral: A zona de erotização é a boca. Para o docente e principalmente para ospais, é importante substituir o que as crianças levam até a boca, como por exemplo, introduzir a elas a chupeta, alguns brinquedos adequados a serem levados até a essa região e alimentos.
Fase anal: A sensação de prazer ou desprazer está associada à expulsão (defecação) ou à retenção das fezes. O prazer advém também da manipulação delas. O professor e os cuidadores destas crianças podem substitui odesejo da manipulação das fezes pela massinha de modelar
Fase Fálica: O desejo de ver os órgão genitais de colegas e de exibir os próprios são manifestações características desta fase, assim como o desejo de manipular os órgão genitais. Importante ressaltar que, neste momento, os adultos tem um papel fundamental para que a criança possa entender essa diferença semtraumas ou proibições, vivenciando esta fase de maneira saudável. Os professores não devem comparar este ato da criança tocar a genitália e a curiosidade em relação à sexualidade na infância com olhar de um adulto. Compreendendo que a criança não faz nenhuma associação deste ato com o "sexo em si". Se for reprimida, a criança sentirá culpa, e na fase adulta consolidará a visão de que de que tocar-se, ea sexualidade é algo que deve ser reprimido, que é feio, sujo, proibido... Ocasionando dificuldades de relacionar-se sexualmente e sentir prazer na fase adulta.
Fase Genital: Corresponde à adolescência, com o início da puberdade Infantil. O Docente deve orientar os seus alunos em relação a atração sexual dessa fase: Como se prevenir de uma possível gravidez; como se proteger de doençassexualmente transmitidas por exemplo.
Dos estudos de Piaget podemos identificar alguns pressupostos pedagógicos e diretrizes para a ação do docente:
Os estudos experimentais de Piaget permitem ao professor identificar o estágio em que uma criança está atuando e, ao mesmo tempo, lhe mostram o que esperar dos alunos nos diferentes estágios de desenvolvimento.
Propor atividades desafiadoras, organizadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS PSICOLOGIA DA EDUCACAO
  • atps de Psicologia da Educação
  • ATPS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ANHNAGUERA
  • atps psicologia da educação
  • Atps Psicologia da Educação
  • ATPS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • Atps de psicologia da educação
  • Atps psicologia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!