Atos e Fatos Jur dicos

Páginas: 4 (809 palavras) Publicado: 8 de julho de 2015
Atos e Fatos Jurídicos

Atos Jurídicos

O ato jurídico é a atuação humana, dependente da vontade, para que se realizem atos com consequências jurídicas. É toda ação humana capas de criar, extinguir,manter, alterar ou transferir direitos. São os atos humanos que causam consequências jurídicas. Como, por exemplo, o casamento, o divórcio etc.
O Ato jurídico “lato sensu”, necessariamente, édecorrente da vontade do homem devidamente manifestada, ou seja, não há ato jurídico sem a devida participação volitiva humana.
O Ato Jurídico “stricto sensu” É toda ação lícita, cujos efeitos jurídicos sãoprodutos mais da lei do que da vontade do agente. São atos que se caracterizam pela ausência de autonomia do interessado para auto regular sua vontade, ou seja, uma manifestação volitiva submissa àlei. Exemplo: registro de nascimento, alistamento militar, reconhecimento de filhos, etc.

Fatos Jurídicos

Um fato jurídico é todo o acontecimento de origem natural ou humana que gere consequênciasjurídicas, em razão da qual nascem, se modificam, subsistem e se extinguem relações jurídicas. Segundo a Teoria Tridimensional do Direito, de Miguel Reale, ao lado da norma e do valor, o fato é elementoconstitutivo do próprio direito.
Os fatos jurídicos podem se classificar da seguinte forma:
Fato aquisitivo: É todo o fato que cria direito.
Fato modificativo: É todo o fato que modifica o direito.Fato extintivo: É todo o fato que extingue um direito.
Fato conservativo: É todo o fato que conserva um direito.
Fato natural: fato jurídico stricto sensu: É aquele que ocorre sem a intervenção davontade humana, decorre de um fenômeno natural. Como exemplo, o próprio decurso de tempo, causando consequências jurídicas, como a prescrição, a decadência, caducidade, etc. Os fatos jurídicos naturaispodem ser:
a) Ordinários: como o nascimento, que marca o início da personalidade jurídica, tornando o indivíduo sujeito de direitos e obrigações, e a morte, que põe término à personalidade jurídica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FATOS JUR DICOS
  • Fatos Jur Dicos
  • Fato Jur Dico
  • O Que Fato Jur Dico
  • Ato Jur Dico
  • O Ato Comunicativo Jur Dico
  • Fatos Atos E Neg Cios Jur Dicos Carlos Roberto
  • Teoria Geral Do Fato Jur Dico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!