Atomso

1047 palavras 5 páginas
BAFAFÔMETRO
Resultados e discussões:
Por que o álcool inicialmente contido na gasolina foi extraindo pela água?
Porque o álcool tem características polares e apolares e essas características fazem com que ele reaja com a água e com a gasolina, e por ele ter mais afinidade com a água eles se juntam assim se separando da gasolina.
É possível separar o querosene de uma mistura querosene-gasolina colocando-a em contato com água. Explique.
Não é possível, pelo fato do querosene ser apolar e a água ser polar, ou seja, eles não reagem e não se misturam, assim impossibilitando qualquer tipo de separação da mistura de querosene-gasolina.
Explique a reação do bafômetro.
Quando o álcool é exalado e entra em contato com a solução de dicromato de potássio (meio ácido) provoca uma reação de oxirredução: o dicromato oxida o álcool etílico a aldeído acético (C2H4O). Na reação final o dicromato (amarelo alaranjado) da origem ao Sulfato de Crômio III (coloração verde). Esta mudança de coloração indica a embriaguez do motorista.
Explique a aula prática. A aula prática consistia em fabricar um bafômetro em laboratório. Inicialmente foi feita uma solução de dicromato de potássio e ácido sulfúrico. Esta solução quando entra em contato com o álcool ela muda de cor passando de amarelo alaranjado para verde, e quanto mais forte a coloração verde maior é o nível de embriaguez. Ao final foi feita a verificação se de fato mudaria de cor com a adição de álcool e verificou-se que mudou de com sim. E isso de deve a oxirredução, que começa com a oxidação do álcool etílico pelo dicromato de potássio formando um aldeído acético, e sendo concluído com o dicromato dando origem ao sulfato de crômio III que é um processo facilmente identificado pela mudança de coloração.
SABÃO
Resultados e discussões:
Como o sabão atua como antisséptico local?
O sabão atuma como antisséptico local mudando o P.H local. As bactérias atuam na maioria das vezes em meio ácido e quando é feito o uso do

Relacionados