Atomo.

Páginas: 7 (1746 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
E.E Edgard Francisco

Trabalho
De
Química



Rua: Natanael César, 84. Jd. Guaciara

Maio/2013

Maria Paula de Oliveira, nº: 27.


Tema: Átomo.



Trabalho realizado sobrea orientação do professor Adriano da disciplina de química.




Maio/2013
Índice
Objetivo. Pag. 3Introdução. Pag. 3
Modelos de representação da matéria. Pag. 4
Teoria Quântica de Heizenbemberg. Pag. 6
Partículas Subatômicas. Pag. 6
Bomba Atômica.Pag. 7
Conclusão. Pag. 8
Fontes. Pag. 8








Objetivo.
Esse trabalho feito sobre a orientação do professor adriano da disciplina de química, tem como objetivo explicar melhor os modelos da matéria,as partículas subatômicas e a bomba atômica.





Introdução.





Modelos de representação da matéria.
-Teorias dos quatro elementos.
Na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, surgiram várias teorias. Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V A.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais:terra, fogo, ar e água. Surgiu aí a teoria dos quatro elementos. Para você entender, pense um pouco no seguinte: as características da pedra indicam que ela seria (seguindo essa teoria) constituída principalmente de terra. Por isso, se a deixássemos cair em um rio, ela iria para o fundo, onde está a terra. O mesmo se daria com as bolhas na água, que subiriam, porque ficariam onde o ar deve ficar; ofogo se ergueria em direção ao ar e assim por diante .Os corpos celestes não obedeciam a essa regra porque eles eram feitos de um quinto elemento não existente no planeta Terra, o éter “que nada tem a ver com o composto éter, usado em muitos laboratórios químicos”. Além disso, essa teoria dizia que algumas qualidades das substâncias as associavam aos quatro elementos. Por exemplo, no esquemaabaixo vemos que associadas com o fogo estão as qualidades “seco” e “quente”. Já associadas com a água estão as qualidades “frio” e “úmido”. Um elemento poderia se transformar em outro com a remoção ou a adição dessas qualidades.
-Modelo Atômico de Dalton.
John Dalton foi um químico, meteorologista e físico inglês. Foi um dos primeiros cientistas a defender que a matéria é feita de pequenaspartículas, os átomos. É também um dos pioneiros na meteorologia, iniciando suas observações em 1787 com instrumentos confeccionados por ele mesmo e publicando, seis anos mais tarde, o livro Meteorological Observations and Essays(Observações e Ensaios Meteorológicos), um dos primeiros concernentes à ciência meteorológica.
Em 1808, o professor inglês John Dalton propôs uma explicação da natureza damatéria. A proposta foi baseada em fatos experimentais. Os principais postulados da teoria de Dalton são:
1. “Toda matéria é composta por minúsculas partículas chamadas átomos”.
2. “Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas”.
3. “Átomos de diferentes elementos apresentam massa e propriedades diferentes”.
4. “Átomos são permanentes eindivisíveis, não podendo ser criados e nem destruídos”.
5. “As reações químicas correspondem a uma reorganização de átomos”.
6. “Os compostos são formados pela combinação de átomos de elementos diferentes em proporçõesfixas”.
-Modelo Atômico de Thomson
Sir Joseph John Thomson, também conhecido por J. J. Thomson,  foi um físico britânico que descobriu o elétron. Estudou engenharia no Owens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Átomos
  • Atomos
  • Átomo
  • Átomos
  • Atomo
  • atomos
  • atomo
  • Átomos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!