Atomismo e Sócrates

Páginas: 2 (404 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2013
NADA EXISTE, EXCETO ÁTOMOS E ESPAÇO VAZIO...
Após o século VI a.C., os filósofos começaram a considerar que o universo era formado de uma única substância fundamental. E Demócrito e Leucipo, doisfilósofos de Abdera, sugeriram que tudo era composto de partículas minúsculas, indivisíveis e imutáveis, denominadas átomos.
Eles também afirmaram que um espaço vazio separa os átomos, por onde semovem livremente. Assim, podem colidir um com o outro, formando novas disposições de átomos e assim eles consideraram que há um numero infinito desses átomos eternos.
Essa teoria ficou conhecida comoatomismo e ofereceu a primeira visão mecanicista completa do universo, ajudando no desenvolvimento das ciências físicas no século XVII e até as teorias atômicas do século XX.
A VIDA IRREFLETIDA NÃOVALE A PENA SER VIVIDA.
Sócrates viveu em Atenas na segunda metade do século V a.C. Quando jovem estudou filosofia natural e depois se envolveu com a política na cidade-estado e começou a se interessarpor assuntos práticos, porém ele não debatia para ganhar dinheiro, como muitos na época, ele apenas investigava conceitos básicos do cotidiano, como “bom”, “ruim” e “justo”, pois acreditava quecompreender o que nós somos é a primeira tarefa da filosofia.
Sócrates realizava essa investigação através de um processo de questionamentos, mostrando nosso conhecimento, ou ignorância, acerca deconceitos essências do dia a dia.
Também foi um dos primeiros a conceituar o que seria uma vida virtuosa, para ele se tratava de “fazer a coisa certa” e assim alcançar a paz de espírito. Também afirmou que avirtude era um valor absoluto e não relativo. E que o mal era perpetrado pela falta de sabedoria e conhecimento, e a partir disso concluiu: “há apenas uma coisa boa: conhecimento; e uma coisa má:ignorância”.
Método Dialético
Durante seus debates Sócrates assumia o ponto de vista de quem nada sabia e simplesmente fazia perguntas, expondo contradições nas argumentações e brechas nas respostas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atomismo
  • Atomismo
  • Atomismo Antigo
  • Origem do atomismo
  • Socrates
  • Socrates
  • Socrates
  • Sócrates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!