Atomação industrial

1359 palavras 6 páginas
Questionário – Gabarito

1.1 Por que a automação industrial é importante nos dias de hoje? Quais seriam as razões para a sua utilização nas empresas de manufatura?

A automação na indústria decorre de necessidades tais como: maiores níveis de qualidade de conformação e de flexibilidade, menores custos de trabalho, menores perdas materiais e menores custos de capital; maior controle das informações relativas ao processo, maior qualidade das informações e melhor planejamento e controle da produção.

1.2 Descreva com suas próprias palavras os níveis e as atividades principais da pirâmide de automação. Exemplifique para uma empresa de fabricação de pneus.

Nível 1: é o nível das máquinas, dispositivos e componentes (chão de fábrica), onde a automação é realizada pelo controlador programável.

Ex.: máquinas de mistura (misturador) do neoprene aos respectivos aditivos, vulcanizadoras.

Nível 2: sua característica é ter algum tipo de supervisão associada ao processo. É o nível onde se encontram concentradores de informações sobre o Nível l e as Interfaces Homem-Máquina (IHM).

Ex.: sala de supervisão de lona e cinta.

Nível 3: permite o controle do processo produtivo da planta; normalmente é constituído por bancos de dados com informações dos índices de qualidade da produção, relatórios e estatísticas de processo, índices de produtividade, algoritmos de otimização da operação produtiva.

Ex.: inspeção do pneu.

Nível 4: é o nível responsável pela programação e planejamento da produção realizando o controle e a logística dos suprimentos.

Ex.: controle de suprimentos e estoques em função da sazonalidade e da distribuição geográfica.

Nível 5: é o nível responsável pela administração dos recursos da em¬presa, em que se encontram os softwares para gestão de vendas e gestão financeira; é também onde se realizam a decisão e o gerenciamento de todo o sistema.

*Obs.: Resumo do processo de fabricação de pneus:

Produção O processo de

Relacionados

  • Samba
    2457 palavras | 10 páginas
  • Programação em C++
    18077 palavras | 73 páginas