atoa

Páginas: 17 (4111 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014
Função Enol



Por Júlio César Lima Lira
Os enóis são compostos orgânicos que se caracterizam pela presença de hidroxila ligada a um carbono primário ou secundário. Assim como, pela migração de uma ligação π entre dois átomos de carbono da molécula para entre um átomo de carbono e um de oxigênio.
São quimicamente instáveis, pois a instauração entre dois carbonos é facilmente rompida.Sendo, então, a dupla ligação com o átomo de oxigênio mais resistente.

Etenol
A estrutura acima representa o arranjo atômico da molécula de etenol que, por ser instável, coexiste em pequenas quantidades com uma cetona ou aldeído correspondente. Mantendo, assim, um equilíbrio dinâmico denominado tautomerismo.
Isomeria Dinâmica
Utilizando-se o exemplo da molécula de etenol, o isômero possívelseria um aldeído: o etanal.

A estrutura à esquerda representa o aldeído formado. Portanto, numa solução de etanal, pequena parte sofre troca de posição da ligação π entre um átomo de carbono e um de oxigênio para dois átomos de carbono (insaturação) e de um átomo de hidrogênio que se separa de um átomo de carbono e liga-se a um de oxigênio, formando a hidroxila.
O outro tipo de isomeriatautomérica envolvendo os enóis é a ceto-enólica, onde uma cetona dá origem ao enol correspondente:

A imagem acima representa uma molécula de propanona em equilíbrio dinâmico com uma de propenol.
Nomenclatura
A palavra enol deriva de dois afixos: en (indicação de insaturação entre carbonos) + ol (indicação de hidroxila ligada à molécula). Ou seja, todo e qualquer enol é nomeado apenas adicionando oprefixo correspondente à quantidade de carbonos da cadeia principal, pois as outras características já estão implícitas na terminação enol.
Vale lembrar que a menor molécula de enol deriva do etanal, portanto, possui dois átomos de carbono:
Número de carbonos
Cetona
Aldeído
Enol correspondente
2
-
Etanal
Etenol
3
Propanona
Propanal
Propenol
4
Butanona
Butanal
Butenol
n
n-anonan-anal
n-enol
Observe que n é o prefixo que indica o número de carbonos da molécula, assim, se o número de carbonos for 5, a cetona será a pentanona, o aldeído pentanal e o enol pentenol.
Obtenção
Os enóis são facilmente sintetizados através de alcinos. Para isso, pode-se hidratá-los e catalisar a reação de hidratação com uma base forte de Arrhenius que retira o íon H+ do próprio alcino e otransforma em enol correspondente.
Assim como enóis, aldeídos e cetonas também são produzidos, uma vez que ambos se encontram em equilíbrio dinâmico.





Álcool
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Nota: Este artigo é sobre a classe de compostos orgânicos. Para outros significados, veja Álcool (desambiguação).
O álcool (do árabe al-kohul) é uma classe decompostos orgânicos que possui, na sua estrutura, um ou mais grupos de hidroxilas ("-OH") ligados a carbonos saturados.1 É, comumente, utilizado como combustível, esterilizante e solvente. É o componente principal das bebidas alcoólicas.
Índice
1 Tipos
2 Classificação
2.1 Álcoois primários
2.2 Álcoois secundários
2.3 Álcoois terciários
3 Nomenclatura
4 Produção
5 Consumo pelo ser humano
6Álcool Combustível
7 Impacto Ambiental
8 Ver também
9 Referências
Tipos[editar]
álcool etílico é o tipo de álcool mais comum. Está contido nas bebidas alcoólicas, é usado para limpeza doméstica e também é combustível para automóveis. A fórmula do álcool etílico é CH3CH2OH.
O (metanol) ou (álcool metílico) é um álcool que não deve ser ingerido, pois é extremamente tóxico para o fígado. Afórmula do metanol é (CH3OH).
Os dois exemplos acima são casos particulares de álcoois do tipo ,(R-OH, em que R-) é um radical alquila.
No fenol, de fórmula química é (C6H6O), a hidroxila está ligada a um anel benzênico. Na maioria dos textos, este composto não é considerado um álcool.
Álcool anidro é um álcool com até 1% de água (já que é difícil a obtenção de álcool totalmente puro), e pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atoa
  • e atoa
  • atoa
  • atoa mesmo
  • atoa
  • atoa
  • Atoa
  • noticias atoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!