ato de estudar

Páginas: 7 (1724 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2014
PUCMINAS – LEITURA E PRODUÇAÕ DE TEXTOS
PROFESSORA: EV’ANGELA B. R. DE BARROS
NOME: _______________________________________________________NOTA: ____


CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO ATO DE ESTUDAR1

(Freire, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1976. 149 p.)


Toda bibliografia deve refletir uma intenção fundamental de quem a elabora: a de atender ou a dedespertar o desejo de aprofundar conhecimentos naqueles a quem é proposta. Se falta, nos que a recebem, o ânimo de usá-la, ou se a bibliografia, em si mesma, não é capaz de desafia-los, se frustra, então, a intenção fundamental referida.
A bibliografia se torna um papel inútil, entre outros, perdido nas gavetas das escrivaninhas. Esta intenção fundamentaI de quem faz a bibliografia lhe exige umtriplo respeito: a quem ela se dirige, aos autores citados e a si mesmos. Uma relação bibliográfica não pode ser uma simples cópia de títulos, feita ao acaso, do por ouvir dizer. Quem a sugere deve saber o que está sugerindo e por que o faz. Quem a recebe, por sua vez, deve ter nela, não uma prescrição dogmática de leituras, mas um desafio. Desafio que se fará mais concreto na medida em que comecea estudar os livros citados e não lê-los por alto, como se os folhasse, apenas.
Estudar é, realmente, um trabalho difícil. Exige de quem o faz uma postura crítica, sistemática. Exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a.
Isto é, precisamente, o que a “educação bancária”2 não estimula. Pelo contrário, sua tônica reside fundamentalmente em matar nos educandos acuriosidade, o espírito investigador, a criatividade. Sua “disciplina” é a disciplina para a ingenuidade em face do texto, não para a indispensável criatividade.
Este procedimento ingênuo ao qual o educando é submetido, ao lado de outros fatores, pode explicar as fugas ao texto, que fazem os estudantes, cuja leitura se torna puramente mecânica, enquanto, pela imaginação, se deslocam para outrassituações. O que se lhes pede, afinal, não é a compreensão do conteúdo, mas sua memorização. Em lugar de ser o texto e sua compreensão, o desafio passa a ser a memorização do mesmo. Se o estudante consegue fazê-lo, terá respondido ao desafio.
Numa visão crítica, as coisas se passam diferentemente. O que estuda se sente desafiado pelo texto em sua totalidade e seu objetivo é apropriar-se de suasignificação profunda.
Esta postura crítica, fundamental, indispensável ao ato de estudar, requer de quem a ele se dedica:
a) Que assuma o papel de sujeito deste ato.
Isto significa que é impossível um estudo sério se o que se estuda se põe em face do texto como se estivesse magnetizado pela palavra do autor, à qual emprestasse uma força mágica. Se se comporta passivamente, “domesticamente”,procurando apenas memorizar as afirmações do autor. Se se deixa “invadir” pelo que afirma o autor. Se se transforma numa “vasilha” que deve ser enchida pelos conteúdos que ele retira do texto para pôr dentro de si mesmo.
Estudar seriamente um texto é estudar o estudo de quem, estudando, o escreveu. É perceber o condicionamento histórico-sociológico do conhecimento. É buscar as relações entre o conteúdo emestudo e outras dimensões afins do conhecimento. Estudar é uma forma de reinventar, de recriar, de reescrever, tarefa de sujeito e não de objeto. Desta maneira, não é possível a quem estuda, numa tal perspectiva, alienar-se ao texto, renunciando assim à sua atitude crítica em face dele.
A atitude crítica no estudo é a mesma que deve ser tomada diante do mundo, da realidade, da existência. Umaatitude de adentramento com a qual se vá alcançando a razão de ser dos fatos cada vez mais lucidamente.
Um texto estará tão melhor estudado quanto, na medida em que dele se tenha uma visão global, a ele se volte, delimitando suas dimensões parciais. O retorno ao livro para esta delimitação aclara a significação de sua globalidade.
Ao exercitar o ato de delimitar os núcleos centrais do texto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ato de estudar
  • o ato de estudar
  • Ato de Estudar
  • O ato de estudar
  • o Ato de estudar
  • Ato de Estudar
  • O ato de estudar
  • O ato de estudar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!