ATM

Páginas: 7 (1525 palavras) Publicado: 9 de abril de 2015
ATM ( ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR)

Indrodução:

O termo ATM, antigamente designado articulação temporo mandibular, foi ayualmente substituido por algias por tensões musculares( dominação dada pelo Prof. Dr. JJ Barros) também chamado de DTM- Disturbios temporo mandibular ou TMJ- termo em inglês ( que significa temporomandibular Joint Disordess), refere-se à a uma série de fatores, que podemcomprometer os ligamentos, músculos e articulações, podendo gerar dor (que pode irradiar para a cabeça, olhos, pescoços, ombros, braços, peitos, abaixos das mamas, dificuldade de abrie e fechar a boca, estalos ou creptações, tontura, vertigem ou zumbidos no ouvidos (labirintite), entre outros sintomas.
Existe uma articulação temporo mandibular, de cada lado da cabeça, à frente do ouividos, e elassão responsaveis, pelos movimentos da mandibulas( como o de abertura, fechamento, retrusão, protrusão ou lateralidade).
É possível localizar as articulações, colocando os dedos indicadores, logo à frente dos ouvidos e fazendo movimentos de abertura e fechamento da boca. Quando elas estão sensiveis ao toque ou apresentão dor, estalos ou crepitações, limitações no movimento da boca, pode serindicativo de sintomas e difunções da ATM.
A aticulação temporomandibular, como outras articulações do nosso corpo, é “AMORTECIDAS” por um disco( disco articular, antigamente chamado de menisco articular), evitando assim que exista um contato direto, entre as estruturas ósseas e possibilitando o movimento da mandibula. O “bom estado” do disco articular, reflete diretamente, no bom funcionamento daarticulação.
Nunca devemos movimentar a mandibula para os lados, com a boca aberta, isso fatalmente poderá gerar estalos( mesmo, em uma articulação sã) podendo prejudicar a ATM.

Anatomia de ATM

A ATM é uma diartrose, em que os componentes ósseo envolvidos são a fossa mandibular ( C.Glenoide, C Articular) e a emenência ou tubérculo articular do osso temporal e o côndilo da mandibula.
A cavidade mandibularfica anterior ao m.a externo sendo limitada anteriormente pela vertente posterior do tub. Articular e posteriormente pela parede tempânico ou pós-glenoide. O tecto é formado por uma lâmina óssea fina (mais ou menos 1mm) que a separa dos lobos temporais( em traumatismo violentos pode haver perfuração e atingimento cerebral).
A em. Articular é formada por duas paredes ou vertentes:
a) Anterior –Mais rasa
b) Posterior – Mais ingreme com variações mais ou menos acentuadas.
A união destas verdentes forma a crista articular.
O condulo mandibular tem morfologia muito variada, sendo no entanto, sempre convesca em todos os planos.
Visto frontalmente notam-se duas proeminência nas suas extremidades( polo medial e polo lateral).
Entre esses dois pólos apresenta uma ligeira concavidade ( fóveapterigoide), onde se se inserem as fibras de m.pt.lateral inferior e parte do superior.
A superficie funcional da articulação corresponde à parte anterior de tecto da fossa mandibular, vertente posterior do tubérculo até a crista, e face superior e anterior do côndilo, estando estas revestidas por tecidofibroso e denso que as protege do artrito durante os movimentos mandibular.

Ligamentos:

Cápsulaarticula (LIG, CAPSULAR)
Lateral ( LIG. TEMPOROMANDIBULAR)
Esfenomandibular
Estilomandibular
Colaterais
Discomaliolar
Zona Biliminar
Disco Articular

Músculos:

Temporal
Masseter
Pterigóidea Medial
Pterigóidea Lateral
Suprahioideus
Infrahioideus

TEMPORAL – Tem origem na fossa temporal e face profunda da fascia tempora, dirigindo-se para baixo e para frente, passa por baixo do arco zigomatico einsere-se na apófise coronoide (face medial,apex) e bordo anterior do ramo da mandibula quase at´r o terceiro molar.
ACÇÃO:
Eleva a mandibula (fecha a boca)
A porção posterior retrai a mandibula

INERVAÇÃO:
Ramo anterior e posterior do temporal profundo ( ramo amndibular do Trigénio)

MASSETER – Músculo espesso e quadrilátero contituido por 2 feixes:
Feixe profundo - Origem no terço posterior do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATM
  • ATM
  • ATM
  • Rede atm
  • Redes ATM
  • Atm
  • Protoloco de atm
  • musculos da ATM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!