Atletismo para Deficiente F sico

Páginas: 8 (1843 palavras) Publicado: 5 de maio de 2015
Atletismo para Deficiente Físico
1 O atletismo para deficientes físicos inclui no seu programa provas como:
100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m, 10.000m, 4 X100, 4 X400.

lançamento do dardo, lançamento do disco, arremesso do peso,pentatlo e salto triplo, salto
salto em altura

Perfil dos Atletas
Estas provas são disputadas por pessoas com paralisia cerebral(PC), amputados, lesados medulares e les autres.

Classificação Funcional

classificação funcional faz parte da estrutura de desenvolvimento de uma modalidade paraolímpica. Ela visa a aproximar os atletas conforme as condições de mobilidade que estes apresentam, proporcionando assim equiparação funcional.
Assim como em outros esportes em que os atletas sãocategorizados em função do peso, idade e sexo, no esporte paraolímpico, os atletas são classificados e agrupados em classes, conforme o grau de resíduos musculares, seqüelas das deficiências que podem ter sido causadas por doenças, disfunção ou acidente, que resulta na perda substancial ou total da funcionabilidade. Estão assim divididas as categorias:
Lesionado medular (a classificação leva emconsideração a altura da lesão);
Amputados (nível da amputação);
Paralisado Cerebral – PC;
Com Limitação Cognitiva;
Deficientes Visuais;
Les autres que, traduzindo literalmente, significa “os outros” (inclui todos os outros que não se enquadrem nos grupos já citados).


As classes funcionais são determinadas por uma variedade de processos que podem incluir uma avaliação física, técnica e observaçãodentro e fora da competição.
A classificação é um processo que inicia na primeira competição de um atleta, em que ele é inserido em uma classe que pode ser revista ao longo de competições subseqüentes. Este processo é conduzido por profissionais de educação física, médicos, fisioterapeutas, credenciados pela entidade que rege a modalidade esportiva. São conhecidos como classificadores.


ClassesTrack = pista

Field = campo

O sistema de classificação funcional utiliza a letra T(track) precedida do número da classe do atleta para indicar eventos de pista e a Letra F (field), também precedida do número da classe, para indicar os eventos de campo (Exemplo: T46 e F46 ).
O número da classe indica o grau de comprometimento motor, quanto maior o número menor será o comprometimento do aluno.
Obs.:No quadro a seguir, poderemos visualizar as classes referentes a cada deficiência.
Iniciação ao Atletismo


A iniciação esportiva no atletismo adaptado tem como objetivo levar a criança ao aprendizado de técnicas motoras básicas pertinentes à modalidade esportiva, sendo que as atividades são as mesmas desenvolvidas nas aulas regulares, tornando-se necessária a atenção às adaptações condizentes ànecessidade da criança e suas características.
A iniciação prática do esporte, além de ampliar o referencial psicomotor do aluno, visa também a prepará-lo para a prática da competição no contexto escolar. “Considerando a prática esportiva como um elemento talvez insubstituível para o desenvolvimento e aquisição de experiências e habilidades motoras de crianças, desde que não seja considerada comoum fim em si mesma, e sim um meio de contribuição na formação integral da pessoa humana”. (CORSEUIL e PRERES, 2000, p.176)
Sabe-se que é na escola que nossos alunos passam boa parte da sua infância e adolescência e muitas vezes este é o único momento de “brincar”, principal momento do desenvolvimento das habilidades motoras. Então, cabe aos professores fazerem das atividades diárias momentosprazerosos, estimulantes e enriquecedores da prática voltada à iniciação esportiva escolar dos alunos, com deficiências ou não.
Este processo deve ser realizado de forma progressiva, respeitando a individualidade da criança, considerando os aspectos metodológicos da modalidade e cuidados que contra-indiquem riscos nas aulas de educação física, permitindo desta maneira que a inclusão se desenvolva de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • An lise do condicionamento f sico de deficientes visuais participantes de atletismo
  • Discrimina O Deficiente F Sico Na Lot Rica
  • A INCLUS O DO DEFICIENTE F SICO NO AMBIENTE DE TRABALHO
  • OS BENEF CIOS DA ATIVIDADE F SICA PARA OS DEFICIENTES F SICOS
  • ATLETISMO PARA DEFICIENTES
  • F Sico
  • Conceitos B Sicos Do Atletismo
  • Atletismo para Deficientes Visuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!