atletismo na escola

Páginas: 5 (1136 palavras) Publicado: 14 de março de 2014
ENSINO RELIGIOSO
ESCOLA: DATA:
PROFESSOR: Nelson
ALUNO: N°
As principais religiões no mundo atual
Judaísmo – O Judaísmo é a primeira religião monoteísta da humanidade e a primeira das três religiões originárias de Abraão ( as outra são o Cristianismo e o Islamismo).A palavra “yehude” significa originalmente “judaíta”, ou seja, da Judéia, ou seja, da Judéia,”que rende graças a Deus”.Sua origem está no pacto que teria sido firmado entre Deus e o povo escolhido, os hebreus. A Bíblia judaica é composta de 39 livros. Os cinco primeiros, ou Pentateuco, constituem a Tora. Existem atualmente cerca de 14 milhões de Judeus em todo o mundo, dos quais 4,5 milhões emIsrael.
Cristianismo – Conjunto de religiões cristãs baseadas nos ensinamentos e na vida de Jesus Cristo, registrados por seus discípulos no Novo Testamento. Seus principais ramos são a Igreja Católica, a Ortodoxa e Protestante.
Catolicismo – Religião dos cristãos que reconhecem o Papa como autoridade máxima e veneram a Virgem Maria e os santos. Confirma-se por meio dos sacramentos e tem a missacomo o ato litúrgico mais importante. Reivindica a supremacia sobre as outras vertentes do Cristianismo, com cerca de 1 bilhão de fiéis.
Igreja Ortodoxa – Resulta do cisma ocorrido no Catolicismo em 1054, quando o Império Romano do Oriente rejeitou a supremacia de Roma. A tradição latina, no Império Romano do Ocidente, mantém sua sede em Roma, e a bizantina, no Império Romano do Oriente, emConstantinopla. As igrejas ortodoxas reúnem mais de 170 milhões de fiéis em todo o mundo.
Renovação Carismática – Movimento católico criado nos Estados Unidos em 1967 com o objetivo de reafirmar o Catolicismo, defendendo uma moral conservadora. Segue rituais semelhantes aos da Igrejas pentecostais.
Protestantismo – Cisma da Igreja Católica provocado pela Reforma, movimento iniciado naAlemanha pelo teólogo Martinho Lutero (1483-1546), no século XVI. Lutero defende a fé como elemento fundamental para a salvação do indivíduo, condena a venda de indulgências (perdões) pela Igreja, não reconhece a autoridade do papa, nega o culto aos santos e permite o casamento dos pastores. Atualmente conta com 342 milhões de seguidores.
Igreja Luterana – É a primeira igreja saída de Reforma fundadapor Lutero. A comunidade pode escolher seus pastores e todos os batizados são considerados sacerdotes. Acentua-se a autoridade única da Bíblia não sendo necessária a interpretação de um sacerdote. Cada igreja é independente e não é submetida a uma hierarquia.
Igreja Presbiteriana- Modalidade protestante que não reconhece a autoridade dos bispos nem aceita hierarquia superior a dospresbíteros(sacerdotes).Fundada pelo escocês John Knox(1505-1572), segue a doutrina religiosa do teólogo Francês João Calvino(1509-1564).É a religião oficial da Escócia, sendo bastante forte na Irlanda do Norte e na Holanda.
Igreja Batista- Criada em Londres,em 1611, por um grupo de luteranos liderados por Thomas Helws(1550-1616).Valoriza o sacramento do batismo, que deve ser realizado na idade adulta.
IgrejaMetodista – Fundada em 1740, com base na obra do clérigo anglicano John Wesley(1703-1791).Tem forte influência calvinista.
Paraprotestantes – As principais são:Mórmon,Adventista e Testemunho-de-Jeová.
Igreja Mórmon- Também chamada de Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Último Dia, foi fundada em 1830 pelo americano Joseph Smith(1805-1844).Mórmon é o nome do livro que o fundador teria recebidodas mãos de um profeta.
Igreja Adventista- Doutrina criada nos Estados Unidos por William Miller(1782-1849).Divide-se em vários ramos,como Cristãos Adventistas, União da Vida e Advento e os Adventistas do Sétimo Dia.
Testemunhas de Jeová- Igreja formada em 1875 pelo Americano Charles Russell(1852-1916),que acreditava no retorno próximo de Cristo.
Protestantismo Pentecostal- Corrente do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atletismo na escola
  • Atletismo na Escola
  • Atletismo na escola
  • Atletismo na escola
  • Atletismo na escola
  • Atletismo as escolas
  • atletismo na escola
  • Festival de atletismo na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!