Ativo

Páginas: 13 (3112 palavras) Publicado: 27 de abril de 2015
1. NOÇÕES GERAIS
INTRODUÇÃO
A Contabilidade é a ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.
1.2 OBJETO DA CONTABILIDADE
O patrimônio é o objeto da Contabilidade, isto é, constitui a matéria sobre a qual se exercem as funções contábeis. O patrimônio é um conjunto de bens, direitos eobrigações vinculados à entidade.
1.3 OBJETIVO
O objetivo da Contabilidade é controlar o patrimônio. Na Contabilidade, os objetivos estão definidos como as informações que deverão ser geradas para que os diversos usuários possam tomar conhecimento da situação da organização em dado momento, com a finalidade de tomar as decisões que considerarem necessárias.
1.4 FINALIDADE DA CONTABILIDADE
Afinalidade da Contabilidade é a de controlar o Patrimônio, assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou meramente ideais (sociais, esportivos e outros). Ou seja, fornecer informações a seus usuários.
1.5CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE
O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades (pessoas) físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que possuam patrimônio. Tais entidades são unidades econômico e administrativamente, cujos objetivos podem ser sociais e/ou econômicos. Uma entidade econômico-administrativa também pode ser chamada de AZIENDA, palavra é de origem italianaque significa FAZENDA.
Entidades econômico-administrativas são organizações que reúnem os seguintes elementos: pessoas, patrimônio, titular, capital, ação administrativa e fim determinado.
PESSOAS FÍSICAS: É qualquer ser humano considerado individualmente, sujeito a direitos e obrigações, cujo nascimento se dá por meio do parto com vida.
PESSOAS JURÍDICAS: É aquela resultante de uma organizaçãohumana, com vida e patrimônio próprios, igualmente sujeitos a direitos e obrigações, cujo nascimento se dá, no caso das sociedades empresariais, através do registro na Junta Comercial do Estado e, no caso de empresas prestadoras de serviços, no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas.
Quanto ao fim a que se destinam, as entidades econômico-administrativas podem ser assim classificadas:
a) Entidadescom fins econômicos: chamadas empresas, visam ao lucro para preservar e/ou aumentar o patrimônio líquido. Exemplos: empresas comerciais, industriais, agrícolas.
b) Entidades com fins sócio-econômicos: intituladas instituições, visam superávit que reverterá em benefício de seus integrantes. Exemplos: associações de classe, condomínios, clubes sociais, cooperativas.
c) Entidades com fins sociais:também chamadas instituições, têm por obrigação atender às necessidades da coletividade a que pertencem. Exemplos: a União, os Estados e os Municípios.
1.6 FUNÇÃO DA CONTABILIDADE
Função administrativa: controlar o patrimônio
Função econômica: apurar o resultado
Resultado: diferença entre o valor das receitas e o valor das despesas. O resultado pode ser:
Positivo ou Lucro: Receita > DespesaNegativo ou Prejuízo: Receita < Despesa
Nulo: Receita = Despesa
1.7 ATOS E FATOS ADMINISTRATIVOS
Atos Administrativos são os acontecimentos que ocorrem na empresa e que não provocam alterações no Patrimônio. Por exemplos, Admissão de empregados, assinaturas de contratos, aval de títulos, fianças em favor de terceiros.
Fatos Administrativos são acontecimentos que provocam variações nos valorespatrimoniais, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido. Por modificarem o Patrimônio, devem ser contabilizados através das contas patrimoniais e de resultado.
São classificados em três grupos:
Fatos permutativos (trazem variações do ponto de vista específico, sem alterar a situação líquida do patrimônio. Exemplo: Recebimento de cliente);
Fatos modificativos (produzem alterações na situação líquida do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ativos
  • aTIVO
  • Ativo
  • Ativos
  • Ativo
  • ativo
  • Ativos
  • Ativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!