Ativo passivo e pl

Páginas: 6 (1461 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Para que se possa ter um conhecimento satisfatório da teoria da contabilidade deveremos em primeiro lugar obter um domínio consistente dos conceitos básicos da contabilidade.
O enfoque da teoria da contabilidade segundo Watts e Zimmerman (1986), é de que predizia a contabilidade em si servindo de base as teorias e as praticas contábeis.
Faz-se então necessária a correta assimilação emensuração dos ativos, passivos, patrimônio liquido, receitas e despesas, e ainda das perdas e ganhos, isto por parte dos estudantes e futuros trabalhadores da área contábil.
As tomadas de decisões financeiras exigem da contabilidade uma coerência cada vez mais exarcebada dos relatórios, ou seja, que os dados básicos e premissas estejam exatos, para que sejam demandadas as decisões sobre o real patrimônioda empresa.
Fazendo um diagnostico abrangente, ou aprofundado do ativo, ele é o fator mais importante do balanço patrimonial, e sendo assim não deveria apenas ser ensinados como um conjunto de bens e direitos da entidade ou as aplicações dos recursos, porque a sua definição e avaliação esta ligada a multiplicidade de relacionamento contábil que envolve receitas e despesas da entidade.
Outradefinição de ativo entre os autores terá: “Ativo é a essência, reservas de benefícios futuros. “ativos são benefícios econômicos prováveis, que são obtidos que são obtidos e controlados por uma entidade em seqüência de transações e ou eventos passados.
Segundo Ludicibus (2009), é o valor dos benefícios futuros que determina o valor do ativo e não do agente, embora seja difícil separá-los.
Em outrocomentário cita o conceito elaborado por alunos da USP e PUC/SP onde se refere ativos como sendo os recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediatamente, fluxo de caixa.
O sistema tradicional ainda não registra os intangíveis não adquirido (ou desenvolvidos internamente) de uma empresa, o que afeta o seu poder de produção. Então um investimento em publicidade por exemplopoderia representar retornos futuros, esta mensurado em despesas.
O ativo vem aos poucos sendo transformado no Brasil, após a atualização da lei 11638/2008, onde ao se constitui a busca pelo valor justo do ativo deve-se ter em mente que este valor resume-se ao preço da compra ou da venda ou da venda em transações de compra ou partes dispostas.
Já o passivo pode-se então ser definido como o inversodo ativo a ser, “buscam capturar impactos futuros, trocando benefícios gerados por já sacrificados a serem consumidos conforme fala Hendriksen e Breda (2007), sacrifícios futuros de benefícios econômicos resultam obrigações presentes.
O passivo era taxado como “ignorados da contabilidade”, porem com o passar do tempo nota-se uma mudança de postura com relação a ele, assumindo sua posição dedireito como medida direta das obrigações da empresa.
A associação Americana dos contadores define como “os interesses dos credores reclamados contra a entidade e derivam de atividades passadas ou eventos que usualmente requerem para sua satisfação o gosto de produtos corporativos.
Um básico domínio sobre o passivo engloba temas importantes como o passivo ambiental, que tem discussões cada vez maisintensas sobre este assunto tomadas pelos estudantes e profissionais da contabilidade. Então se faz necessário o entendimento do passivo de sendo, não apenas um fator de origem de recursos ou de exigibilidade, mas sim que se faça uma analise mais profundo e que se desmembre o passivo.
Sendo assim é importante que o aluno um leque de definições sobre o passivo para que as escolhas na hora de semensurar sejam as corretas.
As receitas e ganhos precisam ser bem assimilados em sua diferenciação, sendo que as receitas estão ligadas as atividades básicas da empresa, e já os ganhos tem uma vinculação periférica a essas atividades, e não sendo o relacionamento com a empresa que o caracteriza.
A justa apresentação e avaliação das receitas e ganhos influenciaram em uma correta avaliação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Passivo e ativo
  • Ativo E Passivo
  • Ativo e passivo
  • O que é ativo e passivo?
  • passivo e ativo
  • Ativo/Passivo
  • Ativos e passivos
  • Ativo e passivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!