Ativo intangível

Páginas: 15 (3594 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
PRÓ-REITORIA DE HUMANIDADES E CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rua Manoel Vitorino, 553 - Piedade - CEP: 20740-900 - Rio de Janeiro - TEL.: 2599-7163
“Nosso Objetivo é a Excelência”
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
PRÓ-REITORIA DE HUMANIDADES E CIÊNCIAS SOCIAISCURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rua Manoel Vitorino, 553 - Piedade - CEP: 20740-900 - Rio de Janeiro - TEL.: 2599-7163
“Nosso Objetivo é a Excelência”

Curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVOS INTANGÍVEIS: A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS COMO FATOR COMPETITIVO ENTRE AS EMPRESAS

por

Felipe dos Santos Gomes
Fernanda Sabino Torres
Rodrigo Figueiredo de AzevedoSabrina dos santos de andrade

Rio de Janeiro
2012
ATIVOS INTANGÍVEIS: A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS COMO FATOR COMPETITIVO ENTRE AS EMPRESAS


RESUMO
O ambiente de negócios é palco de evolução intensa. Fatores como globalização, avanços tecnológicos, fizeram emergir uma gama de transações no mundo, conferindo um elevado grau de competitividade e intensificando a necessidadedas empresas em obter um diferencial frente ao mercado para alcançar o sucesso em suas operações.
Nesse atual cenário, evidenciamos a importância dos ativos intangíveis na valorização das empresas. Fatores como patentes, marcas, tecnologias, dentre outros trazem uma perspectiva cada vez mais favorável com impacto direto nos negócios.
A gestão dos intangíveis com a valorização adequada podeatribuir vantagens competitivas e influenciar direta ou indiretamente as tomadas de decisões, além de evidenciar aos acionistas e potencias investidores que a empresa vale mais do que suas instalações.
Diante do exposto, o presente artigo tem o objetivo de evidenciar a importância, apresentar os conceitos de reconhecimento, e demonstrar os desafios de mensuração dos ativos intangíveis frente ao mundodos negócios.

Palavras-chave: Ativo intangível, mensuração dos ativos intangíveis,

1. INTRODUÇÃO
O patrimônio das empresas não é representado tão somente pelos bens tangíveis. No atual contexto do mundo corporativo, outros bens tornam-se cada vez mais importante na valorização da empresas tornando-as mais atraentes e competitivas quando colocadas frente ao mercado.
Esses bens são os ativosintangíveis, conceitualmente, em termos práticos, são designados como aqueles que não possuem matéria física, mais que de certa forma possuem valor econômico.
Segundo Pinto Et. AL. (2002, p04):
“O Ativo intangível ou incorpóreo, são bens que não se pode tocar ou pegar. A palavra intangível vem do latim, ‘tangere’ ou ‘tocar’, os bens intangíveis, portanto, são bens que não se podem ser tocados,porque não tem corpo, são incorpóreos”

O Cenário atual demonstra um fluxo constante e intenso de fusões e aquisições de empresas no mercado, essas reorganizações societárias movimentam milhões em todo o mundo.
É comum empresas que possuem prejuízos acumulados serem negociadas por milhões de dólares tendo seu patrimônio físico valorizado por muito menos, e ainda, empresas que não existemfisicamente serem avaliadas por milhões.
Essa valorização é uma evidência respaldada pela marca, pelo o que a empresa representa no mundo, por sua carteira de clientes, dentre outros fatos abstratos que vem demonstrando a tendência de que os investidores não estão somente interessados nos bens tangíveis que elas possuem, mas também no potencial da empresa em gerar benefícios futuros.
Os gestoresresponsáveis pelas empresas enfrentam cada vez mais desafios para mensurar seus ativos intangíveis de forma clara e transparente a apropriar um valor justo que reflita verdadeiramente a sua importância na organização.
Essa dificuldade parte da observância que atualmente a legislação não define um método padrão para que as empresas possam ser basear dado que determinados ativos podem ter uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ativos intangiveis
  • Ativos intangíveis
  • Ativos intangiveis
  • ativos intangiveis
  • Ativos Intangíveis
  • Ativos intangíveis
  • Ativos intangíveis
  • Ativo Intangivel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!