ativiidade referente a primeira parte

883 palavras 4 páginas
Durkhein
1-Por que, segundo Durkhein, a educação pode ser considerada um fato social?
R: A educação e um instrumento da consciência coletiva, por meio do qual a sociedade socializa as novas gerações de acordo com o seus pressupostos morais, religiosos etc.
2-Explique como Durkhein diferencia “educação” e “pedagogia”.
R: A educação e a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo numero de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.
A pedagogia não são atos, e sim teorias. Essas teorias são formas de conceber a educação, em nenhum caso maneira de levar a um fim.
3-Em sua opinião, quais problemas pode surgir quando o indiObs: a pergunta esta sem o final.
Max Weber
2- Explique como Weber associa os diplomas educacionais moderno, obtidos por meio de exames, com o processo de expansão das organizações burocráticas nas sociedades modernas. R: A posição do funcionário na estrutura hierárquica é mais elevada se ele é portador de diplomas educacionais e os funcionários que possuem tal posição são geralmente recrutados nas camadas privilegiadas, pois são estes que podem arcar com os altos custos do treinamento. Segundo Weber, "naturalmente, essas certidões ou diplomas fortalecem o
"elemento estamental" na posição social do funcionário" (Weber, 1971: 233). A importância da posição do funcionário pode ser observada não apenas no status de quem se encontra acima na hierarquia, mas também nos seus rendimentos que é derivado de tal posição, já que o salário é medido de acordo com o tipo de função, ligada ao grau hierárquico.
3- Segundo Weber, como podemos entender que o "desenvolvimento do diploma universitário
(...) e o clamor universal pela criação dos certificados educacionais em todos os campos levam à formação de uma camada privilegiada nos

Relacionados

  • Trabalho Ação Social
    3901 palavras | 16 páginas