Atividdaes do Livro Planejamneto Estratégico Governamental

763 palavras 4 páginas
1) Quais são as principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”? O “Estado Herdado” tem como principais características o autoritarismo, patrimonialismo, burocratização e o clientelismo fruto, principalmente, dos governos militares. Já em contraponto ao “Estado Herdado” temos o “Estado Necessário” em que se prioriza a democracia e a capacidade de atender as necessidades da maior parte da população colocando o país em um nível superior de civilização.
2) De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário? O Planejamento Estratégico Governamental constitui a função inicial da administração pública, determinando os objetivos da instituição e os meios necessários para atendê-los com sucesso. Seus objetivos devem estar a serviço da transformação do “Estado Herdado” para o “Estado Necessário” atendendo os interesses da maioria da população deixada de lado pelo Estado burocrático e autoritário.
Para que haja a passagem do “Estado Herdado” para o “Estado Necessário” se faz necessária a mobilização dos gestores públicos para a transformação das relações Estado- Sociedade. Demandaria então a capacitação de seus gestores públicos que devem ter o domínio dos aspectos teóricos e práticos no processo de construção de políticas públicas e com atuação eficiente para que o Estado utilize mais de forma eficaz seus recursos produzindo impactos crescentes portando a democracia como fator imprescindível para o bem estar das maiorias e todo esse contexto depende do Planejamento Estratégico que vai garantir esses meios.
3) Por que o conceito de “Administração Geral” é entendido pelo autor como inadequado ao tratamento da gestão pública? O conceito de Administração Geral trata é derivada da Administração de Empresas e utilizada para conformação de conteúdos da Administração Pública, os tornando inadequados para a execução da Administração Pública . Essa tensão de teorias impossibilita a capacidade

Relacionados