Atividadevirtualdesenvolvimentodobebe

1542 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DA SAÚDE
Curso de Psicologia

GABRIELA JOICE DA SILVA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

São Bernardo do Campo
2014

GABRIELA JOICE DA SILVA

Atividade virtual do curso de graduação à
Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade da Saúde, curso de Psicologia para o módulo de Psicologia do
Desenvolvimento do Bebê.
Orientação: Prof. Adriana.

São Bernardo do Campo
2014

Resumo 1
No artigo 1, o tema trata-se de um bebê que foi deixado para a adoção em uma maternidade, e a importância de sua cuidadora em seu desenvolvimento, e como ele poderia sofrer um prejuízo psíquico por ter sido abandonado pela mãe.
Esse prejuízo pode ser diminuído caso haja um cuidador que seja responsável pela alimentação e higiene do bebê, que consiga um contato afetivo com o recém-nascido e que esteja presente, para que o bebê crie relações de apego com o cuidador, assim favorecendo o desenvolvimento biopsicoafetivo do bebê.
A sobrevivência do bebê depende da proteção, atenção e cuidados prestados pelo cuidador, nesse sentido, a relação de apego desempenha a função de garantir o recebimento desses cuidados.
Bowlby (1989) foi o responsável por desenvolver a teoria do apego, baseado nesta abordagem e na teoria da evolução e da psicologia cognitiva. A propensão para estabelecer laços é considerada um componente básico na formação do indivíduo, encontrando-se presente no neonato em forma germinal, e continuando na vida adulta e velhice, quando os primeiros laços persistem e são também acrescentados com novos.
Além do motivo primordial de sobrevivência, Bowlby ressalta a influência no desenvolvimento da criança, em termos de saúde mental, da maneira como a criança é tratada por seus pais, ou pelo cuidador principal, embora seja comum que a mãe seja a primeira figura de apego, recém-nascidos formarão vínculos com qualquer cuidador que seja sensível e receptivo a interações sociais com eles.
Nesta pesquisa, a criança a ser entregue à adoção, o

Relacionados