Atividades Rítmicas e Expressivas

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 28 de julho de 2014
 ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS


Em princípio, é relevante sublinhar que todas as práticas da cultura corporal de movimento, mais ou menos explicitamente, possuem expressividade e ritmo. Em relação à expressão, essas práticas se constituem em códigos simbólicos, por meio dos quais a vivência individual do ser humano, em interação comos valores e conceitos do ambiente sócio cultural, produz a possibilidade de comunicação por gestos e posturas.
Em relação ao ritmo, desde a respiração até a execução de movimentos mais complexos, se requer um ajuste com referência no espaço e no tempo, envolvendo, portanto, um ritmo ou uma pulsação.
As manifestações da cultura corporal têm como característica comum a intenção explícita deexpressão e comunicação por meio dos gestos na presença de ritmos, sons e da música na construção da expressão corporal. Trata-se especificamente das danças, mímicas e brincadeiras cantadas. Nessas atividades rítmicas e expressivas encontram-se mais subsídios para enriquecer o processo de informação e formação dos códigos corporais de comunicação dos indivíduos e do grupo.
A diversidade cultural quecaracteriza o país tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades de aprendizagem. Todas as culturas têm algum tipo de manifestação rítmica e expressiva. No Brasil existe uma riqueza muito grande dessas manifestações. Danças trazidas pelos africanos na colonização, danças relativas aos mais diversos rituais, danças que os imigrantes trouxeramem sua bagagem, danças que foram aprendidas com os vizinhos de fronteira, danças que se vêem na midia.
As danças foram e são criadas a todo tempo: inúmeras influências são incorporadas e as danças transformam-se, multiplicam-se. Algumas preservaram suas características e pouco se transformaram com o passar do tempo, como os forrós que acontecem nas zonas rurais, sob a luz deum lampião, ao som de uma sanfona. Outras recebem múltiplas influências, incorporam-nas, transformando-as em novas manifestações,como os forrós do Nordeste, que incorporaram os ritmos caribenhos, resultando na lambada.
Nos centros urbanos existem danças como o funk, o rap, as danças de salão, entre outras, que se caracterizam por acontecerem em festas, clubes, ou mesmo nas praças e ruas. Hátambém as danças eruditas, como a clássica, a contemporânea, a moderna e o jazz, que podem às vezes ser apreciadas na televisão, em apresentações teatrais, e que são geralmente ensinadas em escolas e academias. Nas cidades do Nordeste e do Norte do país existem danças e coreografias associadas às manifestações musicais, como a Timbalada ou o olodum, por exemplo.
A presença de imigrantes no país tambémtrouxe uma gama significativa de danças das mais diversas culturas. Quando houver acesso a elas, é importante conhecê-las, situá-las, entender o que representam e o que significam para os imigrantes que as praticam.
As brincadeiras de roda e as cirandas também são uma boa fonte para atividades rítmicas. A pesquisa sobre danças e brincadeiras cantadas de regiões distantes, com característicasdiferentes das danças e brincadeiras locais, pode tornar o trabalho mais completo.
Por meio das danças e brincadeiras os alunos poderão conhecer as qualidades do movimento expressivo como leve/pesado, forte/fraco, rápido/lento, fluido/interrompido.
Podem perceber sua intensidade, duração, direção e analisá-lo a partir destes referenciais.Importante também é a percepção de um momento muito especialna dança que é o saber conviver com a sensação de liberdade que acompanha o exercício de criação, assim como também o exercício de conviver com o modelo pronto do desenho coreográfico.
Processos de criação e cópia utilizados de forma inadequada reacendem categoricamente as atitudes corporais estereotipadas. Portanto a possibilidade de harmonizar criação livre e cópia de movimento passa a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividades rítmicas e expressivas
  • Atividade Ritmica Expressiva
  • AS ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS COMO CONTEÚDO
  • Atividades Rítmicas Expressivas
  • atividades ritmicas e expressivas na escola
  • Atividades Rítmicas e expressivas
  • Atividades ritmicas e expressivas
  • Atividades ritmicas e expressivas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!