ATIVIDADES PORTUARIAS

4151 palavras 17 páginas
Fundação Universitária do Rio Grande
Tecnologia em Gestão Ambiental
Avaliação de Impactos Ambientais
Prof. Dr.° Paulo Roberto Tagliane

Michelle de Lourdes Mello Botelho

Atividades portuárias, os impactos ambientais e possíveis soluções.

Outubro de 2014

Apresentação

O presente trabalho foi elaborado por uma graduando do curso de tecnologia em gestão ambiental da fundação universidade federal do rio grande como objeto de avaliação da disciplina de avaliação de impacto ambiental.
O tema a ser discutido são as atividades portuárias e seus impactos tanto em âmbito ambiental, quanto social. Revisando a literatura verifica-se que os portos estão diretamente ligados às histórias de desenvolvimento de grandes nações, como o Brasil. Assim como as cidades com setores portuários influenciaram historicamente a economia brasileira.

Objetivo da pesquisa:

Para exportação dos nossos produtos desde o pau-brasil até a soja, e a chegada de imigrantes e matérias de alta tecnologia dos dias de hoje, os portos são as portas de entrada e saída mais viáveis. Porém os problemas ambientais e sociais acerca do tema são vários e complexos. Ai encontra-se um paradoxo, pois os problemas ambientais só se tornam complexos pelo fato que os administradores de portos não têm uma visão correta de SGA e dos benefícios que esta ferramenta pode trazer.
O Objetivo deste trabalho é conhecer por meio de revisão bibliográfica os principais impactos gerados a partir das atividades portuárias e mostrar algumas soluções para o problema.

Metodologia de pesquisa:
A metodologia da pesquisa foi composta pelo método descritiva exploratório, quanto aos procedimentos, é uma pesquisa do tipo revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa. Desta forma, pretenderam-se identificar, por meio da análise de conteúdo, quais eram as os problemas que ocorreram na área ambiental e social relacionadas às atividades portuárias. Também foram abordados os temas acerca dos

Relacionados