Atividades Para Estimular O C Rebro De Idosos Usando Produtos Da Despensa

521 palavras 3 páginas
Atividades para estimular o cérebro de idosos usando produtos da despensa!!
26/05/2015
por Ana Leite
É no cotidiano que usamos nossas habilidades cognitivas, motoras e sensoriais. E por que não utilizarmos dele para estimular ou Reabilitar? Bem, esse é e sempre foi o pensamento do Reab.me, tanto que foi assim que surgiram nossos cadernos de exercícios com temas do cotidiano (ainda não conhece? clica aqui!).
Esse exercício foi postado por nós em 2010 (acredite, já fazíamos o site nesta época! kkk) e gostamos tanto da utilidade e versatilidade dele que este foi um dos exercícios que fez parte dos nossos cadernos e nos inspirou a tantos outros.
Vamos a ele?
Primeiro, perceba se acuidade visual do cliente permite o uso dos rótulos originais dos produtos. Usaremos as datas de validade para o exercício e como elas, geralmente, são bem pequenas e com pouco contraste podem ser um empecilho para o desempenho. Uma alternativa é adaptar e tornar os vencimentos mais visíveis.

Uma vez garantido que os produtos utilizados e suas datas de validade são adequados (fáceis de visualizar), vamos começar:
– Na despensa separe os produtos que serão utilizados. Deixei-os todos em alturas funcionais.
– Individualmente, peça para o cliente encontrá-los um a um e separe-os, levando-os para uma mesa onde vocês possam dar continuidade.
É importante lembrar que algumas validades podem exigir tempo para serem encontradas, a depender do perfil cognitivo do cliente. Esteja atento na escolha dos produtos.

Você ainda pode:
1. Listar os nomes dos produtos e as datas de validade.
2. Identificar e sequenciar os produtos, de acordo com a ordem de vencimento. Usando ou não o auxílio da lista.
3. Se o cliente se interessa por cozinhar ou tem conhecimentos mínimos sobre a preparação de alguns alimentos, que tal propor a ele identificar pratos que podem ser feitos com esses produtos cuja data de validade está próxima? Podem ser pratos para cada produtos ou até mesmo um que combine todos eles.
4.

Relacionados