ATIVIDADES OM GRAOS SILOS

Páginas: 6 (1443 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2013
ANA NERI EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO










Fernando Felicio
Luciana Maiara
Gracinete
Janival Costa
Yolanda Furtado












Atividades Com Grãos Silos

















São Luís
2013


Fernando Felicio
Luciana Maiara
Gracinete
Janival Costa
Yolanda FurtadoAtividades Com Grãos Silos

Trabalho Apresentado para obtenção de nota à disciplina Higiene e Segurança do trabalho na Agroindústria.

Orientador: Prof: Roberto Carlos













São Luís
2013SUMÁRIO



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Processo

2.2 Conceito

2.3 Riscos

2.4 Medidas de controle

2.5 Geral

2.6 Especifica

2.7 Fluxo em casode acidente de comunicação de acidente

3. CONCLUSÃO

4. REFERÊNCIAS






















1. INTRODUÇÃO

A produção de grãos vem aumentando significativamente, assim torna-se necessário ampliar as unidades de armazenagem na mesma medida do crescimento da produção agrícola. Após a colheita os cereais são levados para as unidades armazenadoras, onde passam porprocessos operacionais como o recebimento, beneficiamento, armazenagem, conservação e expedição . Porém, estes processos envolvem riscos à saúde e a integridade física dos trabalhadores, sendo necessário tomar os devidos cuidados quanto aos riscos físicos, biológicos, químicos e ergonômicos, que no cumprimento de suas atividades estarão expostos a estes riscos ocupacionais, os quais poderão comprometer asegurança e a saúde dos trabalhadores.
O silo é um componente indispensável para armazenar os cereais e manter a qualidade da produção agrícola, além de propiciar a comercialização do produto em melhores períodos. No entanto, sérios riscos ambientais estão presentes em silos por apresentar características de um espaço confinado, sendo um ambiente enclausurado, perigoso e traiçoeiro, pode serfonte a vários e graves acidentes do trabalho e com danos ao patrimônio.
As deficiências que levam a sérios acidentes, muitos deles com perdas de vidas são por quedas de altura, asfixia na massa de grãos, intoxicação, choque elétrico e alto potencial de riscos de incêndios e explosões devido ao acúmulo de poeiras no interior do silo e as que ficam depositadas nas máquinas e nos equipamentoselétricos .
As máquinas e equipamentos geralmente ficam tomados por poeiras de grãos e dependendo das suas substâncias químicas e a exposição ocupacional a poeira pode causar danos à saúde do trabalhador como, dores no peito, bronquite, irritação nos olhos e nasal, tosse e doenças respiratórias. Quando as poeiras são inaladas, o pulmão por ser o órgão mais agredido por agentes químicos nocivos podendocausar diversas doenças e até mesmo infecções. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabelece normas de proteção e medidas de segurança na operação de máquinas e equipamentos para a prevenção de possíveis acidentes que podem afetar a saúde do trabalhador.
2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PROCESSO

Uma característica positiva dos grãos é a possibilidade de serem armazenados por longo período detempo, sem perdas significativas da qualidade. Entretanto, o armazenamento prolongado só pode ser realizado quando se adotam corretamente as práticas de colheita, limpeza, secagem, combate a insetos e prevenção de fungos.
É fundamental que o processo de limpeza seja realizado previamente ao armazenamento para que se garanta a qualidade e a uniformidade da massa de grãos normais, para que os processosde aeração ou secagem se tornem mais eficientes. Isto porque um lote de grãos armazenados é um material sujeito às transformações, deteriorações e perdas devido a interações entre os fenômenos físicos, químicos e biológicos. Uma massa de grãos que sofreu um processo de limpeza deficiente pode estar sujeita a influência de agentes como microrganismos, insetos, roedores e pássaros, que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO ESCOAMENTO DE GRÃOS EM SILOS
  • AVALIAÇÃO DE TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO NA REALIZAÇÃO DE LIMPEZA EM SILO DE GRÃO
  • Silos
  • Silos
  • silos
  • silos
  • Silos
  • Silos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!