Atividades físicas para pessoas especiais

Páginas: 17 (4166 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013

Introdução
Estudos científicos comprovam que exercícios físicos são fundamentais para a melhora da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Doenças muito frequentes na vida moderna, como a obesidade, a hipertensão arterial e a diabetes podem ser agravadas com a ausência de exercícios físicos, cuja prática regular  pode auxiliar na redução da gravidade e no tratamento dessas doenças. 
Amelhora de diversas condições de vida contribuiu para o aumento da expectativa de vida e leva as pessoas a viverem mais. A prática regular de exercícios garante melhora da saúde, na  infância e naterceira idade. O climatério é o período da vida da mulher em que as alterações hormonais causam profundas modificações metabólicas e emocionais,  que fazem com que os exercícios sejam extremante benéficos erecomendados para a manutenção do peso, a redução da gordura corporal, a manutenção ou o aumento das massas muscular e óssea, alem de inúmeros benefícios psicológicos. 

O processo natural do envelhecimento relaciona-se com a redução de algumas capacidades físicas, as quais podem ser melhoradas com exercícios regulares. Tanto mulheres quanto homens idosos necessitam do exercício físico paragarantir– entre outros bons resultados – a mobilidade dos músculos e das articulações, a prevenção de  quedas, o  fortalecimento de ossos e músculos.

Obesos, diabéticos, hipertensos, mulheres no climatério e idosos são chamados de grupos especiais e devem realizar exercícios físicos diferenciados, com profissionais qualificados para garantir a melhora da saúde, a qualidade de vida e a obtenção dosobjetivos. 


Vamos conhecer um pouco da atividade física para grupos especiais!


Atividade física para idosos
A atividade física, realizada com regularidade, é uma das principais bases para a manutenção da saúde, em qualquer idade. Ela se torna ainda mais importante para os idosos. Isto porque quando envelhecemos, o corpo sofre algumas transformações como: perda da força muscular,diminuição da flexibilidade, da agilidade e da coordenação. Todas estas alterações fazem parte do processo natural do envelhecimento, mas podem ser amenizadas através da prática regular da atividade física. 

Conheça os benefícios: 

- Melhoria da força muscular e da flexibilidade;
- Manutenção do peso:
- Diminuição do risco de lesões musculares;
- Melhoria do condicionamento cardíaco erespiratório, que consequentemente diminui o risco de doenças do coração como hipertensão e infartos;
- Melhoria do controle do diabetes;
- Melhoria da coordenação motora e do equilíbrio, diminuindo consideravelmente o risco de quedas;
- Melhoria da autoestima, do bem-estar social, diminuindo o risco de aparecimento da depressão e da ansiedade.


Seja qual for a atividade física escolhida, ela feitas deforma regular deve ser feita sob orientação médica. É recomendado que todo programa de exercícios leve em consideração as possibilidades e limitações de cada idoso. As atividades devem ser e contínua. Lembrando que a atividade física exagerada pode ser prejudicial. 

Entre as principais atividades recomendadas para os idosos, estão as atividades de baixo a moderado impacto. Evitando o risco delesões musculares e a sobrecarga das articulações. Entre estas atividades estão a caminhada e a hidroginástica.

Para que a atividade física não se torne um problema, é importante tomar alguns cuidados: 

- Ingerir líquidos durante a prática da atividade física, para se manter hidratado; 
- Alongar-se antes e após os exercícios; 
- Utilizar roupas e calçados adequados para cada atividade eem caso de dor ou mal-estar, suspender a atividade e procurar um profissional da saúde.

A atividade física, quando bem orientada e monitorada, só traz benefícios para saúde do idoso. Afinal, quem não deseja chegar aos 60 anos saudável e realizando suas atividades diárias com autonomia? 
Atividade física na gravidez
Os exercícios promovem o tônus muscular, a força e a resistência, o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade Física para pessoas com necessidades especiais
  • atividades recreativas com pessoas especiais
  • Atividade Física para grupos especiais
  • atividade física para grupos especiais
  • grupos especiais atividades fisicas
  • A Educação física para pessoas com necessidades especiais
  • Portfólio atividade física populações especiais
  • Atividade Fisica Para Portadores De Necessidades Especiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!