Atividades Economia (GEX Anhembi Morumbi - Unidade 2 - 2013)

1761 palavras 8 páginas
Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos Correta
Os bens substitutos são aqueles que influenciam a sua decisão de consumo por um produto quando o outro apresenta condições pouco atrativas, ou seja, ao elevar o preço da Coca cola em relação ao preço da Pepsi cola, se você não for influenciado por preferências/hábitos de consumo, você racionalmente será induzido a aumentar a quantidade demandada de Pepsi cola. Em contrapartida, os produtos ou serviços complementares são produto ou serviços que complementam a utilização de outro produto ou serviço, isto é, ao tomar a decisão de adquirir uma impressora HP eu terei que adquirir o cartucho condizente com essa máquina/modelo, mesmo se o cartucho das impressoras Epson forem mais acessíveis não resolverá o meu problema em virtude da incompatibilidade (não se complementam) entre os produtos. Diante destas explicações sobre o conceito de bens substitutos e bens complementares suponha três bens normais (X, Y e Z). Os bens X e Y são substitutos e os bens Y e Z são complementares. Considerando tudo mais constante, um aumento no preço de X provocará:
Resposta
Resposta Selecionada: c.
Redução na quantidade demandada de X e aumento na demanda de Z.
Resposta Correta: c.
Redução na quantidade demandada de X e aumento na demanda de Z.
Feedback da resposta:
Em virtude da elevação do preço do bem “X” e sendo o bem “Y” substituto a ele, o consumidor tenderá a desejar adquirir o bem mais acessível que neste caso será o bem “Y”. Acontece que “Z” é complemento de “Y” logo ao desejar comprar “Y” o consumidor desejará comprar, como consequência, mais do produto “Z”. Fazemos isso constantemente quando tomamos decisões de consumo embora não tenhamos consciência desta racionalidade intrinseca ao ser humano.
Pergunta 2

0 em 0,2 pontos Incorreta
A questão da escassez de recursos produtivos para atender todas as necessidades humanas é amplamente discutida no estudo das necessidades humanas que tendem ao infinito

Relacionados