ATIVIDADES - DIREITO CIVIL - OBRIGAÇÕES

Páginas: 4 (827 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014
Acadêmicos: Laylana e Nadine_____________________________ Data: 22/10/2014
 
RESOLVA AS QUESTÕES:
1. Os arquitetos Fernando, Roberto e Patrícia são credores solidários de Flávia da importância deR$ 30.000,00, relativa à elaboração de projeto arquitetônico. O pagamento do referido valor deveria ocorrer até o dia 15 de março de 2011, conforme previsto no contrato de prestação de serviços.Ocorre que, no dia 27 de fevereiro de 2011, Flávia, que é médica, socorreu e prestou os primeiros socorros a Cristiano, filho de Roberto, que havia sofrido um acidente de trânsito em lugar ermo, pelo quala médica passou por acaso minutos após o acidente. Não fosse a atenção dispensada pela médica ao rapaz, ele teria falecido, pois sofrera fraturas em diversas partes do corpo. Imensamente grato pelaatitude de Flávia, Roberto decidiu por remiti-la da dívida. Ocorre que Fernando, discordando da remissão, procurou por você, para que, na condição de advogado, tome as providências cabíveis para acobrança de Flávia. Elabore um parecer jurídico, explicando as implicações legais do caso para o seu cliente:
No caso de remissão da dívida de acordo com o art. 272 do CC, a remissão ofertada por um doscredores ao devedor libera o devedor, mas o remitente (o que concedeu o perdão) se coloca no lugar do perdoado no tocante as suas quotas. Os que não perdoaram não podem sofrer prejuízo. Ou seja,Roberto é quem deverá pagar aos demais credores (Fernando e Patrícia) as suas respectivas partes da dívida.

2. Lúcio, Carla, Robson e Júlia são devedores solidários de Juliana, da importância de R$44.000,00. Ocorre que, um mês antes do vencimento da dívida, Lúcio faleceu. Na data prevista para o pagamento, Juliana contatou Carla, a qual alegou que, diante do falecimento de Lúcio, somente pagaria asua quota-parte. Sem saber como proceder, Juliana procurou por você, buscando orientação sobre o caso, em especial sobre eventual responsabilidade dos herdeiros de Lúcio, pois ela tem conhecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direitos e obrigações direito civil
  • Direito civil direito das obrigações
  • Direito civil
  • Direito Civil
  • Direito civil obrigações
  • Inadimplemento
  • Direito Civil Obrigações
  • Direito civil obrigaçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!