atividades de oposição

Páginas: 6 (1390 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Atividades de oposição

O handebol é eminentemente um jogo de oposição: sempre há alguém se opondo a você, seja na defesa, tentando tomar a sua bola, seja o goleiro, tentando evitar o seu gol; ou então, é a sua vez de se opor, procurando tomar a bola, bloquear o arremesso, ou fazer uma defesa de um arremesso a gol. A atividade de oposição é um elemento constante no jogo. Este é o primeiroconceito básico que deve ser trabalhado desde sempre na iniciação: a maior parte das atividades dos iniciantes devem conter uma situação de oposição. Isto é, nos exercícios propostos, no treino das habilidades de arremesso, passe, bloqueio, interceptação, não se deve fazê-lo sem a presença do opositor, pois isto não representa a realidade viva do jogo. Assim, sempre que se arremessar, a presença dogoleiro é fundamental; quando da troca de passes, a presença do “ladrão de bola” é importante, para que o iniciante aprenda desde cedo a lidar com o oponente de todos os jeitos - ou então acostume a realizar uma oposição, caso esteja na defesa sem a bola, ou jogando como goleiro.
Ao atuar com oponentes, o iniciante em posse de bola é obrigado a executar e criar as mais variadas formas dehabilidades motoras a fim de superar esta oposição – passes de diversos tipos, dribles com bola, fintas com o movimento do corpo e das passadas, retificações de arremessos. Ao mesmo tempo, ele aprende a utilizar mecanismos perceptivos de ação em face de opositores – se deslocar com bola para espaços vazios, arremessar ludibriando o goleiro, passar a bola por baixo ao enfrentar uma defesa com braçoserguidos.
Também emocionalmente, o jogador em posse de bola começa a se acostumar com situações de “pressão”; treina e aprende a não ficar tão nervoso, ansioso ou temeroso com a presença de marcadores; a ter calma e a aprender a refletir quando marcado, para se sair bem da situação.
Quem se opõe, concomitantemente, aprende a atuar sem bola, como e onde marcar o adversário; vai percebendo os espaços quedeve preencher e os tempos em que deve atuar para dificultar as ações dos atacantes; ou mesmo aprende a retomar a posse de bola; também exercita atitudes defensivas com o corpo, e ao mesmo tempo treina a vontade de impedir que o oponente chegue ao gol, adquirindo a gana de recuperar a bola, agindo intensamente para tal – como é essencial para a atitude do defensor no handebol atual.
Algunsexemplos de atividade de oposição:

1. O jogo do “esperto”
No qual um jogador (o “esperto”) fica entre outros dois, tentando tomar a bola daqueles que passam e evitam esta retomada. O jogo, antigamente conhecido como “bobinho” (mas o jogador deve ser muito esperto para retomar a bola), pode contar com inúmeras variações e restrições, como impedimento do drible na bola, rigidez ou flexibilidadequanto às restrições que a regra impõe ao tempo que o jogador segura a bola nas mãos ou ao número de passos que ele pode executar, por exemplo. O mais interessante nesta atividade, é que aquele que está tentando recuperar a bola perceba o momento de atacar quem está com a bola, ou então a hora de marcar e pressionar o que está sem bola; o atacante com bola, desenvolva habilidades de passe (por cima,quicado, parabólico, com mudança de direção, com fintas, entre outras) de acordo com o posicionamento do defensor; e, por fim, o atacante sem bola aprenda a atuar em constante movimento, sem ficar parado, pois se parar, terá dificuldades em receber o passe - no handebol “quem fica parado é poste”. No Norte do Brasil, esta brincadeira também é conhecida como “jogo do peru”.

2. Jogo dos passes
Noqual um grupo de quatro ou cinco alunos tenta realizar um determinado número de passes entre si, enquanto o outro grupo tenta impedi-los; a cada vez que a equipe que está de posse de bola conseguir realizar este número de passes sem perder a bola (10 passes entre si, por exemplo), ela computa um ponto para si; quando o grupo defensor retoma a bola, há uma inversão dos papéis, quem está com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oposição
  • Oposição
  • A oposição
  • Pauta da oposição
  • Oposição de terceiros
  • Intervenção Oposição
  • Oposição Conservadora
  • Conceito de oposição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!