Atividades complementares_Empreendedorismo-Respostas_Abril 2014

1783 palavras 8 páginas
Revisar envio do teste: Avaliação

file:///C:/Documents and Settings/castfe01/Desktop/Revisar en...

1. EXT01078 - EMPREENDEDORISMO (ON.0) - 201415.00151
2. Avaliação do curso
3. Revisar envio do teste: Avaliação

Pergunta 1
1 em 1 pontos
A famosa frase "me dê dois limões que eu faço uma limonada" até pode sinalizar um espírito empreendedor. Mas se a frase dita for "me dê dois limões que abro uma rede de lojas de produtos naturais" ai, sim, você terá um verdadeiro empreendedor. Empreendedores são seres dotados da incrível qualidade de transformar sonhos em lucrativos negócios.
Nas diversas teorias sobre o assunto encontramos dois tipos básicos de profissional: o que empreende por oportunidade e o que o faz por necessidade. Na opinião dos empreendedores, tanto um como o outro deve ter o mesmo objetivo: dar certo. O Brasil, segundo o ranking Global Entrepreneurship Monitor (GEM), registrou em
2002 uma taxa de atividade empreendedora de 13,5%, ocupando, assim a sétima posição entre 37 países participantes do estudo. Juntos, reúnem dois terços da população mundial.
Segundo o GEM, apenas três países apresentam taxa de empreendedorismo por necessidade maior que a taxa por oportunidade. São eles Brasil, Argentina e China. De forma geral, o empreendedorismo por necessidade tende a ser maior entre os países em desenvolvimento. Nos 37 países, 60,8% afirmam ter iniciado suas atividades em razão de clara oportunidade de negócios. E oportunidades também não faltam no Brasil.
É importante ressaltar que o empreendedor por necessidade não é obrigatoriamente um desempregado, como muitos pensam. A necessidade quase sempre nasce do fato de o indivíduo ter certeza de que para ele o empreendedorismo é o melhor caminho. Alexandre Accioly, por exemplo, é um grande empresário que se notabilizou pelo sucesso obtido na área de telemarketing e tem orgulho de dizer que em sua vida nunca teve carteira assinada. O mesmo ocorre com Marcos Wettreich, fundador, e até

Relacionados