Atividades CEB jun2013 1

5520 palavras 23 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS
Curso de Pedagogia

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com base no texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou” explique como ocorreu a origem do universo. Segundo a teoria do Big-Bang toda matéria existente hoje no Universo encontrava-se concentrada em um único ponto chamado átomo original, formada de partículas de luz e outras partículas minúsculas, que se criavam e se destruíam o tempo todo, ficando cada vez mais comprimida e aquecida, foi se expandindo até ocorrer a grande explosão (Big-Bang) que deu origem ao Universo. Com o passar do tempo as partículas começaram a ficar diferentes umas das outras, essas partículas minúsculas foram se juntando e formando átomos cada vez mais pesados, esses átomos foram se misturando e formando todo o Universo.

2. Você conhece outras teorias que procuram explicar como o Universo surgiu? Caso a resposta seja sim, descreva sua teoria. Sim existe uma teoria da origem do Universo, pela fé cristã onde Deus criou tudo, que existiu uma explosão de um ponto contendo toda matéria e energia e que Deus foi o estopim desta explosão onde deu origem ao Universo. E tudo aconteceu pela vontade Dele.
.
a) Após descrever sua teoria, compare-a com a teoria do Big Bang. Nas duas teorias avia um ponto concentrando toda matéria e energia, na teoria do Big Bang essa matéria e energia foram expandindo e se modificando ficando cada vez mais denso e comprimido até que se deu uma explosão originando o Universo, e pela fé cristã Deus criou esse ponto concentrando de matéria e energia e foi Ele o estopim da explosão onde se originou o Universo. 3. Com base na

Relacionados