Atividades avaliativasi de historia

472 palavras 2 páginas
Professora: ______________________________________________
Aluno (a): ________________________________________________
Data: _____/_____/2011 Série: 6° ano
Valor: _________ Pontos Obtidos ____________

ATIVIDADE AVALIATIVA DE HISTÓRIA

A Cidade de Constantinopla
Já ouviu falar de Istambul, na Turquia? Pois bem essa cidade tem história! No passado, ela era conhecida como Constantinopla, o principal centro econômico- político do que havia sobrado do Império Romano. Foi edificada na cidade grega de Bizâncio, entre os Mares Egeu e Negro, pelo imperador Constantino. (aí o motivo do nome da cidade ser Constantinopla). Com uma localização tão estratégica, logo foi tornada na nova capital do império. Por estar entre o Ocidente e o Oriente, desenvolveu um ativo e próspero comércio na região, além da produção agrícola, fazendo com que se destacasse.
A mistura de elementos ocidentais e orientais só foi possível devido à intensa atividade comercial e urbana, dando grande esplendor econômico e cultural. As cidades tornaram-se bonitas e luxuosas, a doutrina cristã passou a ser mais valorizada e discutida em detalhes entre a sociedade.

1)A partir do texto responda:

a)Em que região a cidade de Constantinopla foi edificada? E porque esta cidade recebeu este nome?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Explique porque a cidade de Constantinopla se tornou muito importante dentro do Império Bizantino.

Relacionados