Atividadepos1

2950 palavras 12 páginas
Atividades de aprendizagem

4. Com base no que vimos nesta Unidade, argumente, em cerca de duas páginas, sobre as seguintes afirmações:

a) Keynesianismo e Estado de Bem-Estar Social são duas faces da mesma moeda. Sim. O Keynesianismo é baseada no Estado como agente indispensável no controle da economia, com a intenção de conduzir a um sistema pleno de emprego, atribuindo direitos e deveres ao Estado na concessão de benefícios sociais, buscando garantir ao cidadão um padrão mínimo de vida, onde o Estado não investia somente na produção, mas no bem-estar das pessoas, criando salário mínimo, salário desemprego, regulando a jornada de trabalho e oferecendo serviços sociais básicos como assistência médica. Seguindo esta linha o keynesianismo organiza a economia de uma maneira a defender e promover o Bem-Estar Social, ao mesmo tempo em que gera emprego através da seguridade social que promove ele aquece a economia, promovendo e aumentando a qualidade de vida. E a concessão destes benefícios da à população a tranqüilidade em ter suas necessidades atendidas, visando a regulação da atividade econômica, a igualdade de oportunidades, promovendo a justiça social, a equidade e a eficiência de modo a reduzir as desigualdades, lutando contra a pobreza prevenindo problemas sociais, protegendo socialmente os indivíduos do risco social.

b) Cada modelo de Estado de Bem-Estar Social, tal como elaborado por Esping-Andersen, responde a diferentes princípios de justiça e promove a inclusão social de maneira distinta.
O modelo social-democrata caracteriza-se por um acesso universal ao sistema e por prestações igualitárias, numa base de direitos universais. É um modelo onde os serviços públicos investem na qualidade de serviço e o ideal de solidariedade subjacente pode transformar-se em meio de vida. As estratégias adotadas por este modelo para responder os cenários de crise baseiam-se na expansão dos serviços sociais com criação de emprego público, promoção do trabalho

Relacionados